Orientações sobre a declaração do Imposto de Renda 2024

22 de abril de 2024

Chegou a temporada de acertos com o Leão. É hora de reunir os documentos e preparar-se para cumprir essa obrigação fiscal. Em 2024, os contribuintes têm até o dia 31 de maio para enviar suas declarações.  A página da Receita Federal , dentro do site gov.br, oferece todas as informações gerais necessárias, incluindo os documentos exigidos, orientações sobre como preencher a declaração e os prazos a serem cumpridos.

Orientações para associados da AEA-PR

Em relação ao processo judicial 5002962-78.2018.4.04.7000, a diretoria da AEA-PR informa que não houve alteração em relação às recomendações sobre como realizar a declaração. Os associados que integram esta ação (domicílio em Curitiba e Região Metropolitana, podem fazer a Declaração de Ajuste do Imposto de Renda conforme os procedimentos dos anos anteriores, ou seja:

1) Alterando o valor dos rendimentos tributáveis informado pela Funcef, deduzindo o valor da contribuição extraordinária destacado no quadro 7 (Informações Complementares do Comprovante de Rendimentos), podendo optar pela tributação por deduções legais ou por desconto simplificado.

A declaração feita desta forma, fica retida em malha fiscal, dependendo de análise dos auditores da Receita Federal.

 2) Preenchendo a Declaração por deduções legais, utilizando as informações constantes no Comprovante de Rendimentos da Funcef, sem efetuar alteração do Rendimento Tributável e declarando a “Contribuição Previdência Privada” (item 02 – quadro 3 do comprovante de rendimentos) na ficha PAGAMENTOS EFETUADOS, no código 36  (Previdência Complementar)

*Neste ano, em decorrência de informação à Receita Federal, implementada pela Funcef, a declaração feita desta forma não fica retida em malha fiscal. Quem optar ainda por utilizar a Declaração pré-preenchida (acesso pelo E-cac ou app), o valor da Previdência Privada já vem informado (igual ao comprovante de rendimentos).

Com a alteração implementada pela Funcef, que resulta na classificação da Contribuição Extraordinária como Previdência Privada, existe a opção de evitar a pendência em malha fiscal, por isso a recomendação é simular a declaração nos modelos a seguir descritos, para tomar a decisão:

  1. Alterando Rendimentos Tributáveis – modelo completo (deduções legais)
  2. Alterando Rendimentos Tributáveis – modelo simplificado
  3. Declaração conforme Comprovante de Rendimentos da Funcef – modelo completo (deduções legais)

 

ATENÇÃO: Não deixe de consultar no E-CAC, se a sua declaração foi processada ou ficou retida na Malha Fiscal. Caso tenha escolhido declarar alterando o valor dos rendimentos tributáveis, verificar se a pendência corresponde a esta divergência.

Links úteis:

Página da receita Federal

Matéria: Novas regras da declaração do IR ( Agência Brasil)

Artigos Relacionados

Advogado esclarece sobre efeitos do PL 8821 sobre pagamento do IR

Advogado esclarece sobre efeitos do PL 8821 sobre pagamento do IR

Projeto de Lei nº 8821/2017  e Andamento das Ações Coletivas da AEA/PR ( Por Thiago Kuster - Advogado) Após a instituição das contribuições extraordinárias em desfavor dos aposentados, pertencentes aos Planos Reg/Replan e Reg/Replan Saldado, decorrentes dos planos de...

PL 8821/17 é aprovado na CCJC após ampla articulação de entidades

PL 8821/17 é aprovado na CCJC após ampla articulação de entidades

 O Projeto de Lei 8821/2017 que prevê a dedução integral das contribuições extraordinárias de Fundos de pensão do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), foi finalmente aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara de Deputados em...