Simpósio da Fenacef em Gramado: Chuva de informações e cultura!

26 de outubro de 2023

Quase mil aposentados de todo Brasil viveram quatro dias especiais e intensos, imersos em um ambiente com gastronomia, arquitetura e clima europeu, combinado com o calor e alegria das tradições gaúchas. O 43o Simpósio da Fenacef, em Gramado, foi mais um evento de sucesso, que reuniu lazer, encontros e muita informação. Os dias frios, com chuva e muito neblina, foram aquecidos pela energia do público que se fez presente nas discussões, manifestações e nas diversas atividades culturais promovidas pelo Simpósio.

Já na abertura do evento, um protesto em defesa do Saúde Caixa deu o tom para os dias que se seguiram. Centenas de participantes ergueram cartazes com mensagens como “não à cobrança por faixa etária” e “por mais comprometimento e dedicação aos aposentados”, unindo-se a um movimento nacional em defesa do Saúde Caixa, realizado em todo o Brasil, no dia 17 de outubro.

“Cada um de vocês tem essa força, e nós precisamos usá-la. Graças a Deus a Fenacef consegue fazer esse caminho e busca a energia de vocês para fazer esse trabalho”, afirmou Edgard Bastos Lima, presidente da Fenacef, ao falar sobre a defesa do Saúde Caixa.

Emoção, homenagens e reencontros também marcaram o início do Simpósio, com apresentação musical da jovem cantora Luiza Barbosa, finalista do The Voice Brasil.  As noites foram contempladas com muita arte e lazer: Apresentações culturais, música e dança gaúcha e um dos destaques da programação, os shows das AEAs. 

“As pessoas gostaram muito de estar em Gramado, foi uma ótima escolha. A noite cultural foi muito bonita, dando oportunidade de pessoas de todo Brasil estarem presentes e mostrarem seus talentos”, comenta Marilda Bueno, vice-presidente da AEA-PR.

O Paraná esteve bem representado na noite cultural, estreando o grupo de coral que surpreendeu em sua primeira apresentação pública.”Nossa participação foi uma experiência transformadora. Estávamos felizes, mas ansiosos. Aprendemos e também nos divertimos muito, além de ficar maravilhados com as outras apresentações.  Tivemos o apoio de várias pessoas importantes e compartilho nossa gratidão. Voltamos com o desejo de cantar mais e mais!”, comentou a professora do coral, Ângela Marques. O grupo é formado por associados de Curitiba e Londrina, muitos ainda iniciantes no canto, e teve a regência do maestro Fernando Martins, de Londrina.

Foi a primeira participação em um Simpósio da colega associada, Anita , que se encantou com o evento e a oportunidade.  “Foi uma experiência singular estar em contato com colegas de todo Brasil. É muito inspirador estar ao lado de pessoas cheias de energia,  que mesmo aposentados, têm uma vida ativa, alegre e atuante. É muito legal conhecer um novo lugar, novas culturas, ter boas companhias, receber tantas informações e tirar as dúvidas sobre nossas instituições.  Recomendo muito a participação no Simpósio e agradeço também a comissão do Paraná por toda organização.”, conta Anita Kuno.

VFenacef, Caixa e Saúde Caixa

No primeiro dia de debates, e segundo dia de evento, o destaque foi o Painel sobre Previdência Complementar, com  Noa Piațã, especialista em direito previdenciário, apresentando informações sobre como combater os equacionamentos e impactos do acordo de leniência da J & F. Os dias se seguiram com apresentações sobre Fenacef, Caixa, Saúde Caixa e Funcef.

*Confira todas palestras disponíveis no youtube da Fenacef:

Dias 1 e  2 – Abertura e Painel Previdência Complementar

Dia 3- Painéis Fenacef e Caixa

Dia 4- Painel Funcef

O terceiro dia de Simpósio começou com Painel da Fenacef e apresentação de Lucas de Sá, da Parlamento Consultoria, sobre a articulação da Fenacef junto a parlamentares na defesa de causas da categoria. O PL 8821 foi um tema destacado, reforçando-se a importância do engajamento dos aposentados no apoio a ações como esta. A advogada da Fenacef, Marcelise Azevedo, também apresentou um panorama das ações jurídicas em curso. 

Márcia Krambeck, diretora de Saúde da AEA-PR e representante da Fenacef no Conselho de Usuários do Saúde Caixa,  reforçou a perspectiva de sustentabilidade do plano e a dificuldade no acesso a números do plano para análises de dados mais detalhadas.

“Apresentamos todas as atividades desenvolvidas pela Federação, trouxemos um panorama de todas ações jurídicas desenvolvidas e nossa atuação política. Foi um momento de ver o que é feito e como é feito o trabalho da Fenacef”, comentou Valfrido Oliveira, presidente da AEA-PR e diretor de comunicação da Fenacef. 

O painel da Caixa, durante a tarde, foi um dos debates com maior participação e dezenas de perguntas. Guilherme Aguiar,  Gerente de  Varejo da Caixa, falou sobre convênios realizados em parceria com Fenacef em prol dos aposentados. A presidência da Caixa foi representada por Núbia Rangel. O Saúde Caixa foi um dos temas de destaque, com palestra de Rodrigo Pereira, Gerente Executivo da Gesad, que apontou situação deficitária do plano. 

“Interessante destacar que as perguntas feitas em relação ao Saúde Caixa foram perguntas mais consistentes trazendo dúvidas sobre questões que impactam a todos e não apenas dúvidas de problemas particulares. Também destaco o papel do Edgard e da Malu que foram muito proativos neste Simpósio, trazendo questionamentos cirúrgicos junto aos palestrantes. Vejo que estamos exigindo respostas mais condizentes,”, afirmou Marilda Bueno, vice-presidente da AEA-PR.

 

Números e perspectivas da Funcef

Os números e perspectivas do 3o maior Fundo de Pensão do Brasil foram os temas do quarto dia de Simpósio. A abertura dos painéis foi marcada por uma manifestação dos participantes contra o desconto ao acordo de leniência da J&F, com centenas de cartazes defendendo a #nãoarepactuação.

O presidente da Funcef, Ricardo Pontes, não foi ao evento e foi representado pelo diretor Rogério Vida Gomes. Números do plano, perspectivas e impactos dos acordos de leniência da J & F, arbitragem do FIP OAS e Invepar foram temas abordados.

Raphael Fonseca, gerente de investimentos da Funcef, trouxe dados sobre investimentos. Apesar da desaceleração da economia global prejudicando ativos, Fonseca afirmou que os investimentos ainda estariam com retornos acima da média do mercado e falou sobre a atual política de investimentos para minimizar riscos. 

“De modo geral o simpósio foi  muito bom. Ficou evidente a qualidade do evento como fórum de discussão de assuntos relacionados à Caixa, Saúde Caixa,  Funcef e questões jurídicas e políticas que envolvem os economiários aposentados, onde temos a oportunidade de falar diretamente com quem decide o futuro dos nossos direitos e benefícios. Não é na rede social que se discute isso, nem reclamando em grupos de whatsapp, mas estando junto, se informando para se engajar de forma assertiva nessas causas”, defende o presidente da AEA-PR, Valfrido Oliveira.

Clique aqui para ver as galerias de fotos da Fenacef

Artigos Relacionados

Celebre o Dia das Mães com brunch e desfile promovido pela AEA-PR

Celebre o Dia das Mães com brunch e desfile promovido pela AEA-PR

O Dia das Mães será celebrado no dia 8 de maio, em uma manhã repleta de elegância, descontração e sabores. A AEA-PR repetirá o sucesso do evento do ano passado com desfile de moda, mas com um toque especial. O formato de brunch foi escolhido para proporcionar um...