Novas ondas de Covid e Influenza impactam atendimento do Saúde Caixa

12 de janeiro de 2022

 

O aumento exponencial de pessoas infectadas por Covid e H3N2 gerou uma grande aumento nas solicitações de teleconsultas pelo Saúde Caixa, motivo pela qual tem sido maior o tempo de espera para conseguir esse tipo de atendimento. 

A situação foi notificada por diversos beneficiários ao Conselho de Usuários, que tem acompanhado, tratado e questionado todas essas demandas sinalizadas, segundo Márcia Lacerda Krambeck, conselheira eleita e diretora de Saúde da AEA-PR. 

“Temos identificado que os credenciados de telemedicina triplicaram o quantitativo de médicos e não estão dando conta da demanda. Em contato com outras operadoras de mercado e autogestões que também oferecem o serviço de telemedicina, o cenário é o mesmo, sem muitas alternativas”, informou a Gesad no dia 10 de janeiro.

Também está sendo relatado o aumento da demanda presencial em hospitais, com filas de espera consideráveis. “Estamos iniciando uma nova onda de Covid e este cenário é nacional e está ocorrendo em toda saúde Suplementar e SUS”, alerta o plano.

Informações do Saúde Caixa sobre exames de Influenza e Covid

Para esclarecimento de dúvidas sobre exames para detecção de Covid, acessar: https://centralsaudecaixa.com.br/coronavirus/ 

Para INFLUENZA, de acordo com a RN 465/2021 da ANS, o beneficiário terá direito ao custeio do exame de pesquisa de Influenza A e B caso apresente ou tenha apresentado um dos quadros clínicos necessário a seguir (artigos 128 e 129 da RN 465 / 2021 ANS):

EXAME RÁPIDO PARA INFLUENZA A e B:

Cobertura obrigatória para avaliação hospitalar ou em unidades de emergência de pacientes com pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave, com quadro suspeito ou confirmado de infecção pelo SARS-CoV-2 (COVID-19).

 

PCR EM TEMPO REAL PARA INFLUENZA A e B:

 Cobertura obrigatória para avaliação hospitalar ou em unidades de emergência de pacientes com pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave, com quadro suspeito ou confirmado de infecção pelo SARS-CoV-2 (COVID-19).

 

*Atenção: O custeio dos exames, de acordo com o padrão da resolução, vale para AVALIAÇÃO HOSPITALAR ou em UNIDADES DE URGÊNCIA,  não se enquadrando atendimentos em consultórios.