Celebração com muitas razões para comemorar

Nesta quarta-feira, o tradicional lanche da tarde da AEA-PR foi especial. Teve sala cheia, parabéns e comemoração aos 32 anos da associação. Convidados e funcionários celebraram juntos a data, que merece ser comemorada pelo sucesso  da atuação da AEA-PR, ao longo desses anos.

A associação conta hoje com mais de três mil associados. É composta por uma diretoria Executiva, nove representações no interior do estado e também os Conselhos de Administração e Fiscal, sendo o trabalho desenvolvido pelos integrantes realizado de forma voluntária.

Luta pelos direitos dos associados

Destaca-se na atual gestão, o trabalho pelos direitos dos associados e a luta  em defesa da Funcef. Diversas ações jurídicas foram propostas nesse sentido, como a ação, sob responsabilidade do escritório Santoro Advogados, relativa à cobrança das contribuições extraordinárias geradas pelo equacionamento do deficit da Funcef,  o processo para reintegração do pessoal dos  PADVs ao Saúde Caixa, e a ação coletiva dos  reflexos sobre o auxílio alimentação.

Ao longo dos últimos anos, a atual diretoria vem atuando firmemente em relação à situação da Funcef, organizando eventos e ações para levar informações aos associados. O presidente, Jesse Krieger, também participa de diversas reuniões com entidades parceiras, para buscar a viabilização de ações conjutas em defesa da Funcef e do patrimônio dos aposentados e pensionistas.

“Temos a consciência de que a AEA/PR vem cumprindo seus objetivos a que se destina e tem feito a diferença na vida de seus associados”, afirma Jesse. Um relatório das ações foi apresentado na mais recente edição da Revista da AEA-PR, distribuída trimestralmente, para manter os  associados sempre bem informados sobre o trabalho da associação.

 

Por mais qualidade de vida

A AEA-PR exerce importante papel na vida dos associados, também nas áreas de esportes, cultura, lazer e entretenimento.  Na sede da associação são oferecidas diversas atividades durante a semana, como cursos e encontros de confraternização- os cafés às quartas-feiras, os campeonatos de tranca e canastra etc. Além disso,  o massagista Sidnei Braga atende às quartas os colegas aposentados.

Sócia desde 1995, Vera Maria Belczak participa quase toda semana dos encontros.  “Sinto falta se nao venho, acho muito bom encontrar os amigos para curtir a aposentadoria, sem stress. Vou nos passeios, caminhadas e aniversários sempre que posso”, conta a aposentada.

 

Vera (à direita) com as colegas

Os associados também contam com atendimento jurídico gratuito para esclarecimento de dúvidas e informações. O horários e áreas de atuação de cada profissional são divulgados no site da AEA-PR. Uma lista de escritórios advocatícios e outras empresas conveniadas é disponibilizada também  aos associados, que têm condições especiais nesses estabelecimentos.

Treinos esportivos para os associados são oferecidos em parceria com a APCEF-PR. Desses encontros já saíram muitas medalhas para associação, sempre presente em competições regionais e nacionais. O incentivo à pratica esportiva é uma das bandeiras da AEA-PR, que também organiza caminhadas regulares para dar oportunidade aos associados para se exercitarem e saírem da rotina. Almoços dos aniversariantes, passeis e viagens se somam às ações para  oferecer mais movimento e alegria  aos colegas pensionistas e aposentados.

“A prioridade da AEA-PR é a defesa dos direitos de aposentados e pensionistas, mas sem esquecer a qualidade de vida. Assim, promovemos a convivência e a socialização dos sócios, incentivando a prática de esporte e caminhadas e os cuidados com a saúde”, explica a vice-presidente da associação, Olga Pchek.

Funcionárias dedicadas

O evento, desta quarta-feira, em comemoração ao aniversário foi preparado, como sempre, com muito carinho. A organização e toda decoração foram feitas pela Eliset, Emídia e Dina, que estão sempre atentas ao bem-estar dos associados. “Comecei como farmacêutica responsável, me aposentei, e agora que não tem mais farmácia, faço de tudo um pouco. Gosto muito do que faço e que as pessoas se sintam casa e acolhidos aqui”, conta Eliset, que há 18 anos está na AEA-PR.

Eliset, Emídia e Dina

Hoje, a AEA-PR conta com quatro funcionárias, que junto aos diretores voluntários, são responsáveis por todo trabalho feito pela associação: Eliset Scheneider, auxiliar de eventos,  Franciele Lunardan e Mariana Flauzino,  assistentes administrativas e Ivanete Machado, auxiliar de serviços gerais.

 

Como tudo começou

A AEA-PR foi criada em 9 de outubro de 1985, por um grupo de aposentados e pensionistas que se reuniam às quartas-feiras para conversar. Foi administrada inicialmente por uma comissão provisória, composta pelos aposentados Srs. Othelo Werneck Lopes, Giselda Pereira Brito, Alexandre Drabik e Hirton de Freitas Diz.

Na primeira década de trabalho, foi muito difícil conseguir candidatos para os cargos, que deveriam ser preenchidos por meio de eleição a cada dois anos. Foram presidentes no período: Hirton de Freitas Diz, Agadir  Damas Soares e Alexandre Drabik. Em 1998, os colegas Dirceu Baldi Rosa e Benedito Silvano Bonacordi foram eleitos para o cargo e iniciaram um trabalho de expansão da associação, com o objetivo de fazê-la funcionar como uma empresa.

Durante a gestão, foi adquirido um andar do edifício, onde até hoje funciona a AEA-PR, onde foi instalada a Farmácia e também o escritório de representação da Funcef no estado. Depois de diversas ações para aumentar a arrecadação, foi adquirido mais um andar do prédio – permitindo que além de questões administrativas, fossem desenvolvidas atividades de lazer na sede.

Clique aqui para saber mais sobre a história da AEA-PR.

 

Veja as fotos:

 

Atenção associado!

A sede da AEA-PR em Curitiba estará fechada nos dias 15 e 16 de novembro, em razão do feriado.