9 de agosto de 2022
Após quase dez anos, a AEA-PR retomou a realização da Campanha de Saúde, uma ação voltada à integração de associados e ao incentivo de cuidados com a saúde e realização de exames periódicos
Nos três dias do evento realizado na última semana, celebrando o Dia Nacional da Saúde (5 de agosto), associados participaram de oficinas, fizeram avaliações de saúde em circuito montado na sede da AEA-PR e puderam participar de uma agradável caminhada no Passaúna.
A associada Marcia Amadeu, após um longo período sem participar de ações da AEA-PR, compareceu à sede para participar da Campanha levando com ela a caderneta com os dados das avaliações que participou até 2013. “Soube do retorno da campanha e fiquei interessada em participar pois estou em uma fase de monitoramento da minha saúde. Muito importante termos ações como essa”, contou.
O circuito da Saúde envolveu mais de 20 profissionais, entre estudantes, professores de universidades e profissionais de saúde e ofereceu serviços como: aferição de pressão, teste de glicemia, avaliação física, massagem rápida, avaliação de pés, teste de rins e orientações de saúde.
Foram parceiros do evento: a Pró Renal, a Clinica Thomaz Maier, Fama (escola técnica de enfermagem) e os cursos de Enfermagem, Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia e Estética da Uninter.
“Uma das iniciativas mais importantes e com maior repercussão entre aposentados é a atenção à saúde de nossos associados. Voltamos a ativar a semana da saúde e a receptividade foi ótima, o que nos motiva a dar continuidade à iniciativa” Dirceu Baldi Rosa, vice-presidente da AEA-PR.
Oficina de chás
O primeiro dia de evento teve oficina prática de chás digestivos com Simone Siqueira, nutricionista do Sesc/PR e terapeuta ayurvédica, que falou da importância das ervas como aliadas à saúde.
“O mais importante para uma vida saudável é a prevenção, ter uma vida saudável, buscar tratar causas e não sintomas. Ter uma boa digestão é fundamental para ter saúde”, explicou a nutricionista.
As participantes provaram e aprenderam a fazer uma receita de chá para desconforto gástrico com louro, funcho e alcaçuz e um chá antigases, com semente de cominho e erva doce, recebendo orientações sobre preparo e consumo.
“Dizem que a diferença entre remédio e veneno é a dose. Embora se trate de um tratamento natural é importante que todo uso seja orientado por profissionais de saúde”, recomendou Simone. Ervas com boldo e alcaçuz, por exemplo, não podem ser usadas de forma regular, segundo a nutricionista, que recomendou para consumo diário infusões mais leves como erva doce, camomila, hortelã e capim limão.
Caminhada no Passaúna
Associados também participaram de caminhada na região do Parque Passaúna em Curitiba, ação que finalizou a Campanha, com muita alegria e movimento. Associados do interior do estado também participaram virtualmente, realizando caminhada em suas cidades e enviando registros para o grupo de whatsapp criado para a ocasião.
“A maravilha de passearmos em grupo é ver como cada um enxerga a beleza do caminho de forma diferente. Percebemos pelas fotos cada detalhe de como cada um vê e essa troca é sensacional. Muito obrigada aos companheiros de passeio “, afirmou a associada Rosana Stadtlober.
Artigos Relacionados
Dica Saúde Caixa: Cuidar da saúde é o melhor presente de fim de ano
Com a chegada das festas de fim de ano, é comum focarmos em presentes e celebrações. Contudo, o melhor presente que podemos oferecer a nós mesmos e a quem amamos é cuidar da saúde. Nesta época de viagens, eventos e rotinas intensas, alguns cuidados podem fazer a...
Novembro azul: A urgência do cuidado com a saúde masculina
Falar sobre saúde masculina, especialmente de câncer de próstata, é um tabu. Parece existir um silêncio entre os homens. Mesmo quem já passou pela doença tem certa resistência em falar sobre o assunto, até mesmo para alertar amigos e familiares. Ainda existem muitos...
Esteja atento a cobranças indevidas do Saúde Caixa
A diretora de Saúde da AEA-PR e membro do Conselho de Usuários do Saúde Caixa, Márcia Krambeck, alerta usuários do plano sobre a possibilidade de cobranças indevidas e como identificá-las. No aditivo do Acordo Coletivo (ACT), assinado em dezembro de 2023, foram...