Natal consciente: como priorizar pequenos negócios nas compras de fim de ano

29 de novembro de 2024

O Natal é um momento de celebração e união, mas também de grande movimentação econômica. É  a data mais importante para o comércio e com uma relevância ainda maior para os micro e pequenos empreendedores – como artesãos, feirantes, a pequena loja do seu bairro com produtos próprios, etc.

Consumir de forma consciente nessa época do ano, priorizando a compra de pequenos negócios,  além de fazer uma grande diferença para essas empresas, gera benefício para a economia local, estimulando o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida.

A razão disso é matemática. Diversos estudos apontam que ao comprar de pequenos negócios locais (que criam produtos e prestam serviços na localidade) mais de 70% do valor gasto permanece na própria comunidade. Isso ocorre porque esses empreendimentos geralmente reinvestem seus ganhos em fornecedores próximos, contratam serviços locais, contribuindo para a geração e manutenção de empregos. 

Ao comprar um produto produzido fora do país, de uma grande empresa, apenas 25% do valor, em média, tem algum retorno local, pois os lucros são direcionados para fora da região ou do país.

Além disso, esses empreendedores próximos oferecem produtos e serviços personalizados e com identidade regional, diferenciando-se das opções massificadas oferecidas por grandes empresas.​ Uma alternativa para aqueles presentes sempre iguais e esperados.

 

Como encontrar e comprar de pequenos negócios neste Natal?

As Feiras criativas  independentes são excelentes oportunidades para encontrar produtos diferenciados, exclusivos e conhecer diversas marcas locais de moda, design, arte, artigos de decoração, produtos sustentáveis, gastronômicos e de bem estar. Em Curitiba, alguns exemplos são o Mercado Paralelo, a Emporium Handmade e o Quintal do Lupa.

A feira Mercado Paralelo terá edição de Natal nos dias 7 e 8 de dezembro, das 11h às 19h, em uma charmosa casa de eventos no bairro São Francisco (R. Celestino Junior, 522). O evento, que é aberto e gratuito, terá mais de 60 expositores, além de opções gastronômicas para almoço e lanche da tarde, música ao vivo e atividades para crianças no jardim. Veja mais informações aqui.

O Quintal do Lupa é um evento que acontecerá no Museu Oscar Niemeyer, nos dias 14 e 15 de dezembro, também reunirá vários designers e marcas locais. As feiras de bairro e no centro da cidade, como na praça Osório, são opções para quem gosta de artesanatos e produtos regionais.

Por fim, lojas colaborativas de marcas locais, também são opções para acessar produtos de  pequenos empreendedores e encontrar presentes variados e criativos.

Em Curitiba, um exemplo é a loja da Entalpia, na Casa 102 (Al.Júlia da Costa, 102, bairro São Francisco) com velas aromáticas, produtos naturais e mimos gastronômicos perfeitos para presentear com originalidade e consciência. Outra opção é a Loja Coletivo Mosaico, no Largo da Ordem.

Artigos Relacionados

AEA-PR entrega doações para a Associação Amigas da Mama

AEA-PR entrega doações para a Associação Amigas da Mama

A AEA-PR realizou, na última semana, a entrega de dezenas de produtos para a Associação Amigas da Mama (AAMA), em Curitiba. As doações foram arrecadadas com o apoio de associados ao longo do mês de outubro, período dedicado à conscientização sobre o câncer de mama na...

Seja um coordenador da ONG Moradia e Cidadania e faça a diferença!

Seja um coordenador da ONG Moradia e Cidadania e faça a diferença!

A ONG Moradia e Cidadania está com inscrições abertas para o processo seletivo de voluntário para Coordenador(a) Estadual no Paraná. A oportunidade é voltada para pessoas engajadas que desejam promover ações sociais e fazer a diferença no atendimento ao público da...