Eleições da AEA-PR: Conheça os cargos e seja um candidato!

27 de setembro de 2024

A AEA-PR realizará eleições para seus novos representantes no dia 6 de novembro de 2024, através de um sistema de votação eletrônica.  Serão escolhidos os futuros membros da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo da AEA-PR, cargos voluntários, que com a mudança de Estatuto, passam a ter mandatos de três anos. 

O presidente da AEA-PR, Valfrido Oliveira, incentiva as candidaturas e a atuação proativa e solidária de associados para melhoria contínua dos serviços prestados pela associação. “Temos certeza que a força não está na  individualidade e sim na  coletividade. Se queremos ações e respostas diferentes, essa mudança deve começar por nós. O futuro é construído pelas nossas decisões diárias e cada ação ou comportamento influencia o grupo todo”, afirma.

Voluntário na AEA-PR há mais de 10 anos, Vilson Willemann, presidente do Conselho Deliberativo, destaca a importância do trabalho e do engajamento de mais colegas a se candidatarem aos cargos, especialmente do interior do estado – hoje no Conselho Deliberativo, por exemplo, dos onze membros apenas dois são de fora da capital.

“Ser escolhido pelos colegas me motiva a bem representá-los. É muito importante que tenhamos mais participação e mais candidatos, pois isso reforça a responsabilidade dos eleitos. Também é o caminho para que tenhamos novas vozes e novas ideias chegando para a contínua evolução do nosso trabalho”, defende.

Conforme o Estatuto, para poder ser candidato, o associado(a) deverá estar filiado à AEA-PR há no mínimo seis meses na categoria “efetivo” e estar em dia com suas obrigações estatutárias. As candidaturas podem ser registradas até as 17h do dia 4 de outubro de 2024, e mais informações sobre cargos, requisitos e  inscrições constam no  Regulamento das Eleições 2024.

 

Conheça as atribuições de cada cargo:

Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo é composto por 11 membros titulares e suplentes, com mandato de três anos. Ele se reúne, ordinariamente, a cada quatro meses, de forma presencial ou online, para discutir questões importantes da gestão da AEA-PR e deliberar sobre temas como orçamentos, contribuições dos associados e nomeações.

Principais atribuições:

  • Eleger, entre seus membros, o presidente, vice-presidente e secretário do Conselho.
  • Apreciar e aprovar o orçamento anual apresentado pela Diretoria Executiva.
  • Fiscalizar as ações da Diretoria Executiva e aprovar os nomes indicados para cargos de direção.
  • Deliberar sobre a aquisição e alienação de bens da associação, sempre que necessário.
  • Convocar Assembleias Gerais e aprovar a concessão de títulos honorários e beneméritos.

Além das reuniões ordinárias, o Conselho pode se reunir extraordinariamente a pedido de seus membros ou de outros órgãos sociais da AEA-PR. As reuniões também podem ser realizadas virtualmente.

Veja aqui a ficha de inscrição para o Conselho Deliberativo

 

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é o órgão responsável pela administração diária da AEA-PR, sendo composta por um Presidente, Vice-Presidente, Diretor Financeiro, Diretor Administrativo e outras diretorias que podem ser criadas conforme necessidade.

Reuniões: A Diretoria Executiva deve se reunir pelo menos uma vez  a cada 60 dias, para discutir as diretrizes de gestão e temas administrativos.

Principais responsabilidades:

  • Cumprir e fazer cumprir o estatuto da AEA-PR.
  • Administrar os recursos e manter a infraestrutura da associação.
  • Elaborar e apresentar o orçamento anual ao Conselho Deliberativo.
  • Convocar Assembleias Gerais e organizar eventos da associação.
  • Representar a AEA-PR em processos judiciais e extrajudiciais.
  • Manter a confidencialidade e proteção dos dados dos associados, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Veja aqui a ficha de inscrição para a Diretoria Executiva

 

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é composto por três membros efetivos e três suplentes, com o objetivo de fiscalizar as contas e a gestão financeira da AEA-PR.

Reuniões: O Conselho Fiscal se reúne, ordinariamente, uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que necessário. As reuniões podem ser feitas de forma presencial ou virtual.

Principais atribuições:

  • Examinar os livros contábeis e a escrituração financeira da associação.
  • Emitir pareceres sobre balanços e relatórios financeiros.
  • Verificar a aplicação correta dos recursos conforme o orçamento aprovado.
  • Sugerir auditorias externas, quando necessário, e convocar membros da Diretoria Executiva para esclarecimentos financeiros.

Todos os cargos são essenciais para o bom funcionamento da AEA-PR, demandando comprometimento, organização e ética dos seus ocupantes. Os eleitos terão a missão de representar os interesses dos associados, garantindo a transparência e o cumprimento dos objetivos da associação.

Veja aqui a ficha de inscrição para o Conselho Fiscal 

Para mais informações sobre o processo eleitoral, consulte:

Regulamento das Eleições 2024.

Estatuto da AEA-PR

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