Iniciou no dia 23 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, com priorização de idosos – uma medida de proteção a este público, por prevenir quadros  de doenças respiratórias mais comuns e que podem levar a óbito. Em algumas cidades, já está faltando vacina, mas haverá novas datas para vacinação.

Em todo o Paraná, foram disponibilizadas 1.800 salas de vacinas, distribuídas nos 399 municípios. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários contra influenza. A priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da ineficácia da vacina de Influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19. Outra preocupação é evitar que este público precise fazer deslocamentos no período esperado de maior circulação do vírus, no país.

Veja como está sendo a vacinação nas cidades:

CURITIBA

O lote inicial  de 130 mil doses da vacina esgotou nos primeiros dois dias de campanha. Em cinco pontos da cidade, a vacinação foi realizada em sistema de “drive thru”, em que os idosos puderam chegar de carro para a aplicação, sem sair do veículo. A Prefeitura pediu novas doses ao Ministério da Saúde. Assim que seja restabelecida a distribuição de novos lotes, os pontos de vacinação da capital retomarão o serviço.

Clique aqui para conferir todos pontos de vacinação

LONDRINA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar, neste sábado (28), vacinação contra a gripe para os idosos entre 69 e 79 anos, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para os que agendarem previamente. O agendamento pode ser feito diretamente no telefone da UBS de referência ou pelo portal da Prefeitura de Londrina. As UBSs da zona urbana farão a imunização das 8 às 19 horas, e as da zona rural das 8 às 14 horas. No sistema de ‘drive thru’, a ação ocorrerá no estacionamento da Igreja Presbiteriana Central.

Clique aqui para fazer agendamento

Clique aqui para ver os telefones das UBSs 

CASCAVEL

A Prefeitura de Cascavel informou que o primeiro lote com 16 mil doses de vacina contra a gripe acabou em dois dias de campanha. Nesta sexta-feira, haverá nova remessa e os moradores podem tomar a vacina no locais abaixo. Quem preferir, pode ser vacinado de dentro do próprio veículo para evitar a aglomeração de pessoas. 

  • Escola Maria Montessori – Rua Paraná, 5.635
  • Escola Municipal Robert Kennedy – Rua Mato Grosso, 1.040
  • Escola Municipal Nicanor Schumacher – Rua Salgado Filho, 225
  • Quiosque da Avenida Brasil – Calçadão
  • Sede do Programa Municipal de Imunização – Rua Presidente Kennedy, 2.546

FOZ DO IGUAÇU

Em Foz, a vacinação está ocorrendo de casa a casa. No primeiro dia, cerca de 3 mil idosos foram vacinados. A orientação é para que os idosos liguem na Unidade Básica de Saúde e informem que precisam da vacina, que a equipe irá até o local. Para idosos que residem em condomínios, será feito um esquema especial de vacinação.A supervisora também informou que a equipe que vai até as residências está identificada com crachá, e com veículos da Prefeitura

GUARAPUAVA

A campanha de vacinação contra a gripe foi retomada na manhã desta quinta-feira (26) e as vacinas já esgotaram novamente. A vacinação está acontecendo no Parque do Lago e  em 18 unidades de saúde, que receberam 50 doses cada. A prefeitura disse que as remessas de vacina irão chegar ao município duas vezes por semana.

Acesse o site da prefeitura para acompanhar atualizações.

JACAREZINHO

A vacinação ocorrerá, a princípio, nos postos de saúde. A prefeitura ainda não divulgou mais detalhes. 

MARINGÁ

Idosos poderão ser imunizar a partir do próximo sábado (28), nas escolas municipais. 

PARANAGUÁ

Em Paranaguá, um esquema de atendimento foi preparado para a vacinação dos idosos,  nos postos de saúde. A fila dos idosos ocorre ao ar livre com distância de ao menos um metro de cada pessoa. Para se vacinar, o idoso deverá portar documento de identificação oficial, Cartão do SUS e, se possível, Cartão da Família.A aplicação da vacina ocorre de segunda a sexta-feira, até as 17h30. Os idosos acamados serão vacinados em suas residências pela equipe de agentes comunitários de saúde (ACS) como já ocorreu em outras campanhas de vacinação.

Todas as unidades contarão com aplicação de vacina da gripe, contudo, as unidades do Santos Dumont, Araçá e Serraria do Rocha terão outros pontos. Quem for atendido pela unidade do Santos Dumont deve se vacinar na sede do Motoclube Robalos Rebeldes; os atendidos pela Serraria do Rocha devem se dirigir a igreja católica Santíssimo Redentor e quem utiliza a unidade do Araçá deve ir na Escola Municipal Leôncio Corrêa. A Unidade de Saúde Gabriel de Lara também contará neste período com a vacinação contra a gripe para idosos.

PATO BRANCO

Em Pato Branco, a vacinação está acontecendo em duas localidades: no Ginásio Municipal Dolivar  Lavarda (Patrão) e na Feira do Produtor. Na Feira do Produtor, a vacinação vem sendo no sistema “drive-thru”. Além disso, as vacinas também estão sendo ofertadas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) e nas escolas municipais dos bairros, além do ginásio do Patão e no Centro de Especialidades Odontológicas (ao lado da Unidade de Saúde Central), 

PONTA GROSSA  

A Fundação Municipal de Saúde (FMS)  realizou a aplicação das vacinas fora das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quase todo o público previsto para toda essa semana foi imunizado. A campanha será retomada quando chegarem mais vacinas:

Clique aqui para atualizações. 

**Fornecimento da vacina pelo Saúde Caixa

O Saúde Caixa informou que ainda não tem previsão de fornecimento da vacina contra a gripe, pois a disponibilização das mesmas passa ainda por processo de licitação. Vale lembrar que já no ano passado a vacinação gratuita pelo plano não foi disponibilizada aos públicos contemplados pelo Ministério da Saúde/SUS.