Em virtude da recente pandemia do Coronavírus, o Saúde Caixa autorizou a realização de consultas com médicos, psicólogos e nutricionistas por meios digitais pelo período de 90 dias. Os profissionais de saúde da rede credenciada devem ser consultados sobre essa possibilidade de atendimento. A assinatura na guia, nesses casos, deve ser substituída pelo ateste do paciente, confirmando a realização da consulta, por qualquer meio eletrônico (SMS, whatsApp, email etc).

Sobre a realização de exames para diagnóstico do Covid-19, o plano de saúde orienta que o teste é recomendado nos municípios que registram transmissão comunitária, para casos suspeitos, conforme orientações do Ministério do Saúde. O exame está no rol de Cobertura do Saúde Caixa e poderá ser realizado em hospitais da Rede Credenciada, ou na modalidade escolha dirigida, que venham a ter disponibilidade do exame – desde que haja solicitação médica.

No caso de estabelecimento credenciado, os documentos necessários são: Pedido do exame e relatório médico indicando o enquadramento do caso como suspeito. Em regiões onde não houver laboratório credenciado, o beneficiário pode solicitar reembolso integral, apresentando a seguinte documentação: Pedido médico, relatório médico que justifique a realização do procedimento, nota fiscal e cópia de notificação de caso suspeito ao Ministério da Saúde.

Caso a região do beneficiário possua rede credenciada mas ele opte por realizar em local não credenciado, o reembolso se limitará a R$ 160, e deve ser apresentada a mesma documentação solicitada para não credenciados.

 A lista dos hospitais está disponível no portal do Saúde Caixa.  Para mais informações, acesse: www.centralsaudecaixa.com.br/coronavirus

*Ainda são poucos os laboratórios particulares que disponibilizam o exame no Brasil. Como os testes ainda não são suficientes só é dada a liberação para casos mais graves. Para mais orientações sobre locais e necessidade de exame, pode-se consultar a Ouvidoria do Estado.

A Ouvidoria de Saúde atende todo o Estado pelos telefones 0800 644 44 14 ou (41) 99117-3500 (só recebe), pelo Whatsapp (41) 3330-4414 ou pelo site www.saude.pr.gov.br, no link da Ouvidoria.

A UEPG (Ponta Grossa) atende no número 0800 200 4300. A Unicentro (Guarapuava) no 0800 642 0019. A UENP no 0800 645 1525. A UEL no 0800 400 1234. A Unioeste no 0800 200 4501 (Cascavel) e 0800 200 4502 (Foz do Iguaçu).