As dificuldades de atendimento que os  aposentados e pensionistas vêm enfrentando nos Canais oficiais do Saúde Caixa foi tema de reunião entre Fenacef e representantes do Plano de Saúde, nesta semana. O Presidente da Fenacef, Edgard Bastos Lima, e a Vice Presidente, Maria Lúcia C. Dejavite,  reuniram-se  com Janaína Bosa Daniel e Semiramis Melo Sá, da vice-presidência de Logística e Operações (Vilop) do Saúde Caixa. Após reestruturação ocorrida na Caixa, toda a Equipe  do  Saúde Caixa foi vinculada  à VILOP e, por isso, as interlocuções se darão pela Gerente Executiva Semiramis Sá. 

Alguns dos pontos críticos apontados pela Fenacef foram o processo de renovação a cada cinco anos, o descredenciamento de laboratórios,  clínicas médicas, questionamentos sobre mensalidades e a demora em respostas a solicitações. 

Semiramis Sá  afirmou que houve ajustes em procedimentos e reconheceu demoras especialmente em fevereiro e março.  “Em abril as ocorrências já foram todas regularizadas e as demandas estão sendo atendidas no prazo. Estamos fazendo um trabalho de atualização dos scripts de atendimento e exigindo a capacitação dos terceirizados. Acredito que vai melhorar muito”, afirmou.

Neste sentido, ressaltou-se a importância de que todos os atendimentos sejam realizados via Central de atendimento , com registro dos protocolos gerados, mesmo que posteriormente sejam utilizados outros meios.

Quanto às reclamações sobre mensalidades maiores cobradas de recém-aposentados, pede-se atenção a aqueles que se aposentaram via PDV. “Alguns informam à Caixa o valor do benefício INSS, mas não enviam a Carta de Concessão, que é um documento indispensável”, apontam os representantes do Saúde Caixa.  Nesta situação, a cobrança do Plano passa a ser baseada na última renda da ativa, conforme determina o RH 222. 

Sobre o grande número de descredenciamentos, apontado por Maria Lucia Dejavite, a Gerente Semiramis Sá informou que em abril foram formadas três coordenações regionais para tratar de credenciamentos e negociações. “Essas Coordenações terão um olhar mais cuidadoso com a rede de credenciados e espera-se uma maior organização desse processo”, afirmou Semiramis.

Defesa da Saúde preventiva

Edgard Bastos Lima pontuou também a importância de se iniciar uma discussão sobre a prevenção da saúde. “As medidas preventivas são mais interessantes para o plano de saúde, do ponto de vista do custo. O cuidado preventivo interessa a todos, ao plano e aos usuários”, defende o presidente da Fenacef.

Os representantes da Fenacef informaram que será retomado o incentivo à utilização da Telemedicina e lançado o Programa de Telemonitoramento de usuários com patologias crônicas. “Serão acompanhados 1.200 beneficiários que se enquadram nessa situação, devidamente selecionados conforme histórico de utilização. Muita gente não conhece esse serviço e é preciso  reforçar a comunicação”, disse Semiramis. 

“Esta iniciativa da Fenacef fortalece e ampara as ações realizadas pelo Conselho de Usuários frente às alterações de estrutura ocorridas na GIPES e as inúmeras demandas que temos recebido, direcionado, questionado e viabilizado o atendimento”, comenta Márcia Krambeck, diretora de Saúde e Benefícios da AEA-PR.