Aposentados e pensionistas devem voltar a fazer prova de vida do INSS partir deste mes de junho. A prova de vida, que estava suspensa desde março de 2020 é fundamental para que os benefícios não sejam bloqueados.
A prova de vida do INSS pode ser feita usando-se o aplicativo Meu gov.br (https://www.gov.br/pt-br/apps/meu-gov.br). O aplicativo Meu INSS (https://meu.inss.gov.br) deve ser usado pelo segurado para acompanhar o resultado da prova de vida após realizar o procedimento.
Para realizá-la, o segurado deve receber uma mensagem de texto ou e-mail fazendo a convocação. O usuário precisa ter biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou no Departamento de Trânsito (Detran), além de um celular com câmera fotográfica.
O passo a passo pode ser consulado no site do INSS, clicando aqui.
Prova de vida presencial
Aposentados e pensionistas que tiverem a biometria bancária cadastrada poderão usar qualquer caixa eletrônico para fazer a prova de vida.
Beneficiários sem biometria devem ir à agência bancária com CPF e documento com foto. A prova de vida do INSS pode ser feita em toda a rede de agências da Caixa. Para os clientes que possuam identificação biométrica cadastrada, também é possível fazer a operação na rede de autoatendimento. A realização de saques nos terminais de autoatendimento com uso da biometria é caracterizada como prova de vida.