Pensionistas da Funcef também devem realizar a prova de vida da Fundação.

A Funcef anunciou que a partir de janeiro de 2021 passará a solicitar prova de vida para aposentados e pensionistas. O procedimento deve ser feito somente pelo aplicativo da Fundação, disponível nas lojas dos dispositivos Apple ou Android. 

A prova de vida será feita de acordo com o mês de nascimento do aposentado e, no caso de pensionistas, de acordo com o mês de nascimento do titular do plano. Em janeiro, por exemplo, estão convocados a realizar o procedimento os titulares dos planos nascidos naquele mês e, assim, sucessivamente, até dezembro.

“A prova de vida é de extrema importância para os participantes e para os planos ao mitigar, juntamente com outras ferramentas, o risco de pagamentos indevidos”, explica o gerente de Cadastro da Funcef, André Husek. 

Todos os aposentados e pensionistas, inclusive os que estão no convênio FUNCEF/INSS, devem realizar a prova de vida da Funcef. Quem não realizar a prova de vida no mês de nascimento poderá ter o pagamento do benefício suspenso até que o procedimento seja realizado. 

Os assistidos que não estão no convênio FUNCEF/INSS, além da prova de vida da FUNCEF, terão que atender à convocação do INSS para fazer a prova de vida da Previdência Social, conforme as regras divulgadas pelo Instituto. 

Procedimento feito exclusivamente por aplicativo

A prova de vida será realizada exclusivamente pelo aplicativo da FUNCEF. Aqueles que não tiverem acesso a um celular para a prova de vida deverão entrar em contato com a Central de Relacionamento da Funcef pelo 0800 706 9000 ou Fale Conosco, no site da Fundação. 

Os assistidos devem conferir também, no cadastro da FUNCEF, se seus dados estão atualizados para receber toda comunicação decorrente do processo da prova de vida. Em caso de dúvida, o usuário deve escrever no Fale Conosco (clique aqui) ou ligar para 0800 706 900, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados

Passo a passo

O procedimento será feito com biometria facial. Um vídeo, com o passo a passo, estará disponível no aplicativo. Clique em prova de vida, iniciar e siga os passos. Primeiramente é preciso fazer uma foto sua nítida. Para isso, procure estar em um local de boa luminosidade. A foto não pode estar embaçada ou tremida e você não pode estar com o cabelo cobrindo o rosto, nem óculos, máscara, chapéu ou boné. O próximo passo é fazer uma foto da frente e do verso do seu documento de identificação (RG ou CNH) válido. Ele deve estar fora do plástico. Depois é só finalizar o processo.

Com informações da Funcef