A Fenacef promoveu na última sexta-feira o primeiro encontro do Ciclo de Palestras sobre a Funcef. O evento que aconteceu de forma online e gratuita debateu a revisão do Estatuto da Funcef e as ameaças ao fim do Quórum Qualificado.

O Conselheiro da Funcef, Celso Matos, explicou como se deu todo processo de revisão do Estatuto, até o posicionamento da Previc, no início deste ano, que desmontou o quórum qualificado e culminou com a aprovação de mudanças no Estatuto – contrárias a vontade dos Conselheiros eleitos – via voto de minerva. O mesmo ocorreu com a aprovação da CGPAR 25.

Délvio de Brito, diretor eleito da Funcef, destacou os riscos que este posicionamento traz à Funcef e a todos participantes. “O Quorum qualificado foi uma das principais conquistas dos participantes na ocasião da aprovação do Estatuto em 2007. Isso porque se aplica a pontos que afetam à vida do participante. Os representantes eleitos não têm voz ativa na decisão de questões-chave, como exonerações, retirada de Patrocínio e mudanças no estatuto”, alerta.

O presidente da Fenag, Mairton Antônio Garcia Neves, citou algumas das ações judiciais em curso para barrar essas mudanças e fazer valer o Estatuto da Funcef, que estabelece o Quorum Qualificado. Diante da morosidade da Justiça, os participantes da mesa concordam que será fundamental uma atuação mais política frente ao tema.

“Devemos fazer pressão junto à Caixa, parlamentares e chegar ao Ministério da Economia. Foi uma ilegalidade flagrante a aprovação dessas duas questões”, defende Délvio.  “A Funcef não está um paraíso. E o que esperamos que vocês, participantes, é que informem seus colegas. Precisamos ter uma unidade na comunicação e nos manter vigilantes”, defendeu Edgard Lima, presidente da Fenacef.

A  palestra pode ser assistida através do link: https://event.webinarjam.com/go/replay/3/gqq5wuzfvf2f6