A Fenacef encaminhou um ofício à Funcef solicitando ajustes no sistema de pagamento da Funcef,  em virtude de dificuldades ocorridas com o crédito dos benefícios dos participantes aposentados e pensionistas, no último fim de semana.

A ocorrência de provisionamento de débitos futuros nas contas Caixa dos aposentados aconteceu no dia 19, sendo que o pagamento do benefício de aposentadoria foi efetivado só na segunda-feira, dia 21, uma vez que o novo sistema usado pela Funcef só processa pagamento em dia útil. Com isso, alguns aposentados foram surpreendidos com aviso de saldo insuficiente ou utilização indevida do limite de crédito rotativo, causando susto e constrangimentos. No ofício encaminhado à Caixa, a Fenacef solicita que, nos meses que o dia 20 não cair em dia útil, o pagamento do benefício seja antecipado

Em relação a esta situação, a Funcef informa que, desde julho, o pagamento da folha de benefícios é efetuado pelo Sistema de Agendamento de Compromissos de Clientes (SIACC), meio disponibilizado pela Caixa para crédito de pagamentos e empréstimos. Nesse sistema, os assistidos da Funcef não têm, na véspera do dia 20, a visualização do valor do benefício em lançamentos futuros, no extrato bancário. 

Nas situações como a ocorrida agora em setembro, que o dia 20 caiu em um domingo,  e que previsão do crédito não aparece em lançamentos futuros, o assistido pode consultar o valor do benefício no contracheque, disponibilizado no Autoatendimento da Funcef.

Para acessar o documento, é necessário fazer o login no Portal da FUNCEF ou APP, com CPF e senha, e clicar em serviços, no plano, na aba Contracheque de Assistido, selecionando o ano/mês de referência. 

Em caso de dúvida, o telefone da Central de Relacionamento da Funcef é 0800 706 9000. A central funciona de segunda a sexta-feira, das 8h até às 18h