Max Pantoja participa do primeiro Espaço Aberto da AEA-PR

Nova atividade promovida pela associação visa levar informações e esclarecer dúvidas dos associados

Mesmo sob o dilúvio que caiu sobre Curitiba nesta quarta-feira (14), diversos associados compareceram ao primeiro encontro do Espaço Aberto, nova atividade promovida pela AEA-PR para promover debates e diálogos com temas de interesse dos aposentados. O convidado foi Max Pantoja, diretor eleito da Funcef, que concorre novamente à diretoria pela chapa Controle e Resultado.

Max Pantoja apresentou aos convidados um histórico sobre a evolução e as causas do deficit da Funcef, que se acentua a partir de 2010. “Boa parte dos investimentos nos anos anteriores não foram bem sucedidos”, explica. O cenário, segundo ele, passa a mudar partir da renovação da política de investimento, defendida pelos diretores eleitos. “Adota-se uma postura mais criteriosa, responsável e compatível com a idade dos planos, bem como um conjunto de medidas para redução de custos. Essa postura permitiu uma inversão no curva do deficit, com resultados e positivos, a partir de 2017”, explica.

O retorno da carteira de investimentos da Funcef em 2017, segundo Pantoja, foi de cerca de R$ 7 bilhões, com expectativa de crescimento em 2018. A título de comparação, em 2014, o retorno foi de R$ 2,2 bilhões. “Estamos num movimento acelerado para acabar com o deficit residual e se seguirmos nesse ritmo, conseguimos vislumbrar a redução do prazo do equacionamento”, defende o diretor de Planejamento e Controladoria.

Max alerta aos participantes sobre inverdades que vem sendo divulgadas nas redes sociais para denegrir a imagem da chapa Controle e Resultado e também comentou  mudanças no estatuto da Funcef que tendem a dificultar o trabalho dos diretores eleitos. As mudanças na forma de votação, que agora serão totalmente online, também pode ter impacto nessas eleições. “ É fundamental o apoio e a divulgação das eleições, bem como fazer antecipadamente a atualização da senha de acesso. Não se deve deixar para última hora, pois pode haver problemas no sistema”, alerta o diretor eleito.

Celso Matos e Vilson Willemann, que compõem a chapa, como membros do Conselho Deliberativo, também participaram do encontro e reforçaram o valor do trabalho realizado pelos diretores eleitos até agora.  “Acredito que há ainda muito a se fazer, mas estamos no caminho certo”, afirma Celso. “Apoiamos e integramos a chapa pois demonstram responsabilidade e independência e não se deixaram levar por interesses políticos e partidários”, defende Willemann.

A associada Márcia Kambreck elogiou a iniciativa da AEA-PR em criar este novo espaço para debates. “ Precisamos ouvir informações de quem está por dentro da situação do nosso Fundo. É fundamental que os aposentados participem de encontro como esse”, afirma.

 

*Para encaminhar perguntas ao diretor Max, sobre os temas abordados no Espaço Aberto, encaminhá-las ao e-mail institucional da AEA/PR: aeapr@aeapr.org.br, contendo no assunto: Espaço Aberto Funcef – 14/03/2018

Assista parte da reunião no facebook: https://www.facebook.com/AEAParana/videos/2158312351063484/

Materiais disponibilizados

 

Atenção associado!

A sede da AEA-PR em Curitiba estará fechada nos dias 15 e 16 de novembro, em razão do feriado.