O clima festivo marcou a abertura da oitava edição dos Jogos da Fenacef, em João Pessoa (PB), nesta sexta-feira (19 de maio). No ginásio da Vila Olímpica Parahyba, cerca de 1.500 participantes, entre atletas, acompanhantes e convidados, estiveram na cerimônia.

No evento, eles representam 22 delegações de AEAs de várias partes do país. Entre elas está a do Paraná, composta por 87 integrantes, sob o comando este ano da chefe de delegação, Olga Pchek, vice-presidente da AEA-PR. “Assumi uma grande responsabilidade de substituir o Jomael (Amorim, ex-diretor de Esportes), que foi um chefe de delegação muito dedicado e competente. A comissão do evento criou um sistema de comunicação tempestiva, que faz com que as informações cheguem muito rápido aos chefes de delegação e, consequentemente, aos atletas. Estou gostando do desafio”, comentou Olga.

Até o dia 23 de maio, os atletas irão disputar 14 modalidades, a maioria no ginásio onde ocorreu a abertura. São elas: futsal, futebol soçaite, vôlei de quadra, vôlei de areia, tênis de quadra, tênis de mesa, atletismo, natação, dama, dominó, xadrez, truco, canastra e sinuca. A AEA-PR participará de quase todas as modalidades, com exceção do xadrez.

Solenidade e alegria – A cerimônia teve a participação dos presidentes da Fenacef, Edgard Antônio Bastos Lima, e da Fenae, Jair Pedro Ferreira, além de representantes de AEAs e APCEFs, do Governo da Paraíba, Caixa e Funcef. A AEA-PR também foi representada no evento pelo presidente Jesse Krieger e o presidente do Conselho Deliberativo, Benedito Silvano Bonacordi, que atuam na administração da Fenacef. Krieger lidera o CD da Federação e Bonacordi é diretor de Eventos.

O ponto alto da solenidade foram o desfile das delegações e a recepção das bandeiras dos estados, sob palmas e gritos de cada grupo representante. Em seguida, todos levantaram para a execução do Hino Nacional. Depois, veio o juramento dos atletas com Maria Lucia Perez Gonçalves da Silva, da AEA-PB.

No momento do desfile da condução do fogo olímpico, a emoção prevaleceu e a atleta, também da Paraíba, Rosa Marisa Monteiro das Neves, levou a tocha olímpica por todo o ginásio. Depois ela entregou às mãos do atleta paraibano, José Paulino de Araújo, que acendeu a pira.

No encerramento da solenidade de abertura, o presidente da Fenacef, Edgard Antônio Bastos Lima, deu boas-vindas a todos os participantes e reforçou: “o evento só é possível com a participação de todos vocês (atletas e convidados) desse momento de felicidade”. Em seguida, anunciou a sede da próxima edição dos Jogos: Mato Grosso do Sul.

Por fim, ele declarou juntamente com a presidente da AEA-PB, Teresinha Leandro da Silva Souza, abertos os Jogos da Fenacef. Após o cerimonial, os participantes assistiram à apresentação cultural de músicas e danças regionais da Paraíba.

Disputas e fatalidade
As primeiras provas aconteceram na tarde de sexta-feira, mas foram interrompidas por volta das 17h, em razão da morte de um atleta de soçaite, da Paraíba. As disputas foram retomadas no dia seguinte.
Além do ginásio da Vila Olímpica Parahyba, as modalidades estão sendo realizadas no CTP – Centro Tenístico Paraibano e na APCEF-PB.