A Funcef divulgou um relatório contendo as informações sobre o caminho para se chegar ao valor de deficit anuais, que geram o respectivo plano de equacionamento.  Recentemente a Fundação foi questionada sobre esses cálculos e disponibilizou as informações em seu site. O documento contém informações sobre a formação do balanço contábil anual e, mais especificamente, sobre o cálculo do deficit de 2016.

“O fechamento de um balanço é um processo que envolve estabelecer o valor (precificar) de todos os investimentos dos planos da Funcef, outros direitos, ações contingenciais (cujo desfecho depende de eventos futuros incertos) e obrigações para com os participantes, representadas pelas reservas matemáticas”, explica a Fundação.

O cálculo da variação acumulada da insuficiência (deficit) de recursos, no caso específico de 2016, mostra um deficit acumulado, segundo a Funcef, que precisa ser coberto pelas taxas de contribuição extraordinárias. Os relatórios que melhor retratam esta variação são o Demonstrativo das Mutações do Ativo Líquido e o Demonstrativo do Ativo Líquido, ambos disponíveis aos participantes no Autoatendimento do site da Funcef.

Veja o relatório.