A Fenacef vem atuando fortemente junto ao MPF e Procuradoria Geral da República, com o objetivo de solucionar as questões que abalam a Funcef. Em agosto de 2016, a Federação abriu denúncia junto ao Ministério Público Federal buscando o estabelecimento de um Termo de Ajuste de Conduta entre Caixa e Funcef, para solucionar as questões do Contencioso Judicial da Fundação.


Desde então, constantes reuniões foram feitas buscando uma aproximação maior com o Procurador do MPF, Dr. Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, chefe da Operação Greenfield, visando ajudar a solucionar as questões do Contencioso Judicial,  Equacionamento da Fundação e investigações sobre as operações da Funcef.


Em julho, a Fenacef retomou o acompanhamento das questões do Contencioso Judicial em reuniões com o jurídico da Funcef, sob a interveniência do Procurador da República, acompanhando o trabalho de depuração dos números definitivos do Contencioso para apresentação à Caixa e consequente negociação.

A Federação entende a necessidade urgente de fortalecimento da Operação Greenfield e tmbém agendou reunião com a nova Procuradora Geral da República. “Acreditamos na extrema importância da Operação como um dos meios mais rápidos de apuração, identificação e punição das operações em investigação, contribuindo decisivamente para minimizar os problemas dos participantes da Funcef em relação ao aporte”, explica o presidente da Fenacef,  Edgard Antônio Bastos Lima.