Dirigentes da AEA-PR se reuniram com aposentados e pensionistas de Pato Branco, no dia 28 de abril, para falar sobre a atuação da entidade em diversas áreas. No encontro, a diretoria da associação foi representada pelo presidente da AEA-PR, Jesse Krieger, e o diretor de Saúde, Valfrido Antonio Oliveira, que foram recepcionados pelo representante regional do Sudoeste, Milton Hoppen e o colaborador Diogo Mussoi.

O encontro serviu para que a AEA-PR pudesse explicar e divulgar, aos associados da região, ações jurídicas que dizem respeito diretamente aos associados, representados pela entidade. A pauta também abordou a promoção de atividades esportivas e de lazer, Simpósio de Aposentados e Saúde Caixa.

Entre as ações abordadas, estão a do equacionamento da Funcef e a da revisão do benefício do INSS pelo salário mínimo, reconhecida pela Justiça do Paraná. Na ocasião, o processo sobre o equacionamento, sob a responsabilidade do escritório Santoro Advogados, aguardava a decisão que definiria o juízo competente para apreciação da liminar (agora, já saiu a liminar para suspensão de cobrança de parcelas). Na segunda ação, ajuizada pelo escritório Domingues e Herold Advogados, os associados que quiserem rever o benefício devem entrar em contato com a AEA.

Outra medida jurídica comentada foi referente às contribuições extraordinárias para o equacionamento, a fim de que sejam dedutíveis na base de cálculo do imposto de renda, sob o comando do advogado Thiago Küster.

Na reunião, diretores também ouviram críticas e sugestões dos associados da região, principalmente no que diz respeito ao Saúde Caixa. Foi debatida a questão do pessoal do PADV que postula o ingresso ao plano. Após a audiência inicial, o presidente Jesse Krieger informou que ficou definida a próxima para decisão do mérito no dia 12 de junho, quando possivelmente será dada a sentença sobre a questão.

Sobre o Saúde Caixa, associados expuseram problemas em relação à exiguidade de profissionais que atendem aquela região pelo plano, inclusive sobre aqueles que precisam se locomover por grandes distâncias para as consultas. Depois de várias discussões, ficou definida a criação de um grupo de colegas que devem fazer um trabalho para registrar a situação atual de usuários, número e especialistas credenciados e necessidades. O grupo também foi convidado para ir a Curitiba a fim de comentar as dificuldades com o pessoal da Gerência Interna de Gestão de Pessoas (Gipes/CT).

Na oportunidade, Krieger falou sobre as atividades de esportes e lazer da AEA-PR, enfocando os Jogos da Fenacef e o Simpósio dos Aposentados e Pensionistas. Ao final do encontro, Milton Hoppen e Diogo Mussoi apresentaram propostas para que os associados possam participar de viagem para Pirituba, em Santa Catarina, com a possibilidade de participação de sócios da AEA-PR de outras regiões.

Após a reunião, associados e dirigentes aproveitaram para se confraternizar com um delicioso jantar. Afinal, depois de um encontro tão produtivo e repleto de questões importantes, nada melhor do que tirar um momento para estar com os amigos.