Saber administrar o dinheiro da aposentadoria é chave para uma terceira idade tranquila sem apuros, especialmente nesse momento da vida em que despesas com saúde aumentam e, por vezes, é preciso ajudar filhos e familiares. Soma-se a isso, no caso dos economiários aposentados, os impactos do equacionamento do deficit da Funcef. Na verdade, no contexto atual de crise econômica, com crescimento do desemprego, fechamento de muitos negócios e aumento global de preços, a educação financeira é fundamental para todos.

Reunimos alguns conteúdos interessantes sobre organização financeira, úteis não somente para inspirar aposentados a relembrar conceitos importantes, mas para qualquer cidadão. Que tal compartilhar com amigos e familiares que podem estar precisando de um apoio para cuidar melhor do dinheiro?

  •  Curso de Gestão Financeira Pessoal do Banco Central do Brasil –  Desenvolvido pelo BCB em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF), apresenta conceitos básicos de gestão de finanças pessoais e estimula a reflexão sobre temas do cotidiano das pessoas de forma lúdica. Por meio de vídeos animados, conta a divertida história da família de Tarcísio e seus amigos, que buscam utilizar o dinheiro de modo consciente e otimizar seus gastos. 
  • Cartilha do Ministério da Economia para idosos – Essa cartilha apresenta um conteúdo bem básico. Útil para pessoas de terceira idade que têm pouco conhecimento sobre finanças. Traz algumas reflexões sobre uso do dinheiro, explica empréstimo consignado e alerta sobre alguns golpes comuns contra idosos e aposentados.