Debate entre candidatos demonstra superioridade da Chapa Controle e Resultado

Debates ocorreram entre candidatos à diretoria e conselhos. Segundo turno das eleições ocorre entre os dias 16 e 18 de abril

Esta quinta-feira foi um dia importante para os participantes da ativa, aposentados e pensionistas da Funcef, com a realização de dois debates no âmbito do segundo turno das eleições da Fundação. Durante a manhã, o debate envolveu os candidatos à diretoria e, à tarde, participaram do encontro os candidatos aos conselhos fiscal e deliberativo.

Após um momento de apresentação dos candidatos, foram realizadas rodadas de perguntas sobre os temas: redução de despesas, política de investimentos, contencioso e equacionamento do deficit. A chapa Controle e Resultado destacou a inversão dos resultados da Funcef, com redução de quase R$ 4 bilhões do deficit entre 2015 e 2017, atingindo neste ano o melhor resultado da história da Fundação – motivo pelo qual, apesar do deficit ainda existente, não foi necessário novo equacionamento.

 

Embates sobre contencioso e equacionamento

Os principais embates se deram em torno de questionamentos sobre o contencioso e sobre a redução da meta atuarial e seus efeitos sobre o equacionamento. Em relação ao contencioso, Max Pantoja reconheceu que a situação é séria e esclareceu as ações dos diretores eleitos sobre o tema.

“Nós não prometemos, nós já fizemos. Mudamos normas internas para cobrar da Caixa esse contencioso e apresentamos dois votos solicitando que a Funcef cobre a Caixa – votos esses que foram retirados de pauta pelo presidente e estamos pressionando para que retorne  à pauta”, afirmou Max Pantoja.

Ainda pontuou o fato de que a Chapa 2, que questiona duramente a questão do Contencioso e enfatiza o peso dele no equacionamento, defende abertura de ações judiciais contra a Caixa – o que contraditoriamente poderia contribuir para o  aumento do passivo.

Em relação à redução da meta atuarial, motivo de inúmeras inverdades que vem sendo divulgadas em redes sociais, Délvio destacou o aspecto legal das mesmas. “Implementamos o equacionamento porque é uma determinação legal mas nunca o aceitamos e estamos lutando para eliminá-lo. Para combatê-lo é preciso rentabilidade e é o que trouxemos para a Funcef. Os deficit são decorrentes de ações de uma gestão temerária e fraudulenta desde 2010, que vem sendo por nós combatida”.

Délvio de Brito ainda enfatizou a necessidade da redução da meta como estratégia de solvência. “A redução atuarial não causou o deficit, trata-se de um ajuste necessário. Se fosse mantido como estava, o dinheiro do plano acabaria em pouco tempo,e  é isso que evitamos. Nosso compromisso é com perenidade e solvência”, afirma o diretor de Benefícios.

 

Controle e Resultado é a melhor opção

Para o presidente da AEA-PR, Jesse Krieger, o debate mais uma vez comprovou que a chapa 1 é a melhor opção para garantir o caminho de recuperação da Funcef e para cuidar do dinheiro dos participantes e assistidos. “Os membros da CR demonstraram toda expertise e demonstraram muito mais preparo que os adversários, que possuem avaliações equivocadas e não souberam responder como acabariam com o déficit”, afirma.

Durante a tarde, ocorreu o debate entre os candidatos aos conselhos deliberativo e fiscal. “Os candidatos pela Chapa Controle e Resultado foram muito seguros, demonstrando conhecimento sobre a situação da Funcef e deixaram claro que têm muito a contribuir com a sua experiência. Celso Matos, nosso representante, é uma pessoa cuja competência  e seriedade são incontestáveis. Controle e Resultado é a opção certa”, afirma Olga Pchek, vice-presidente da AEA-PR

Vilson Willemann candidato à suplência no Conselho Deliberativo avaliou como positivo o debate.“Foi mais uma oportunidade de apresentar as propostas, mostrar o já realizado, e deixar claro a posição,  independente, dos membros da Chapa Controle e Resultado. Ficou evidenciado ainda que há muito a ser feito, para fortalecer cada vez mais a FUNCEF, cuidando, sempre, dos interesses dos participantes”, afirma Willemann.

 

Link: Debate dos candidatos à diretoria: https://goo.gl/zeYK8V

Link – Debate dos candidatos aos conselhos : https://goo.gl/WhhAqT

 

Atenção associado!

A sede da AEA-PR em Curitiba estará fechada nos dias 15 e 16 de novembro, em razão do feriado.