Conselho de Usuários do Saúde Caixa corre risco de iniciar nova gestão sem receber relatórios completos da Caixa

No dia 12 de dezembro foi realizada a última reunião Conselho de Usuários do Saúde Caixa. Foi solicitada na ocasião uma reunião extraordinária em janeiro de 2020, em virtude da pendência de informações financeiras do plano – como balancetes mensais, avaliações e projeções atuariais. O banco apresentou apenas um quadro do resumo da projeção atuarial 2019/2024. A Caixa alega não ter havido tempo para validação do relatório por parte das áreas técnicas.

Os dados apresentados trazem as projeções para o final de 2019 e exercícios seguintes até 2024 em um cenário neutro. Para os anos de 2019 mostra um déficit da ordem de R$ 143 milhões.  A partir de 2021, já leva em conta a imposição do teto de 6,5% da folha de pagamento, reduzindo a participação da Caixa no custeio – o que significa que a parte coberta pelos empregados pode chegar, em 2024, a um custo mensal de até R$ 1.700,00

Os conselheiros eleitos cobraram mais uma vez a entrega dos balancetes mensais dos anos 2014, 2017, 2018 e 2019, conforme prevê o Acordo Coletivo de Trabalho – ACT, mas que até hoje também não foram apresentados pelo banco. A Caixa, assumiu o compromisso de regularizar a situação.

“As palestras regionais realizadas pela Gesap e a entrega de um primeiro relatório gerencial do plano são considerados avanços e conquistas do Conselho de Usuários na busca de maior aproximação com os usuários e transparência na gestão.  Temos muito o que avançar mas temos caminhado”, afirma a conselheira e diretora de Saúde da AEA-PR,Marcia Lacerda Krambeck.

Clique aqui para saber mais sobre a reunião.

Conselho de Usuários será renovado em 2020.

Novos representantes do Saúde Caixa serão eleitos no mês de fevereiro. O período de inscrição para chapas vai até o dia 27/12 e a votação deve ocorrer entre os dias 3 e 7 de fevereiro, por endereço eletrônico a ser divulgado. Poderão votar todos usuários titulares inscritos no Saúde Caixa até 20 de janeiro.

O Conselho de Usuários é um órgão autônomo de caráter consultivo, criado com a finalidade de oferecer à Caixa subsídios ao aperfeiçoamento da gestão do Saúde Caixa, conforme as normas, regulamento e legislação em vigor. É composto por 5 participantes titulares e seus respectivos suplentes, indicados pela Caixa e 5 participantes titulares e seus respectivos suplentes, eleitos pelos empregados da Caixa – ativos e aposentados, participantes titulares do Saúde Caixa.

Clique aqui para saber mais.