Conselho de Usuários analisa ações referentes à gestão do Saúde Caixa

O Conselho de Usuários do Saúde Caixa realizou, no dia 13 de setembro, em Brasília, sua terceira reunião ordinária do ano. Na ocasião, a Caixa apresentou, enfim, o relatório financeiro do plano referente ao primeiro semestre de 2017.

Cabe destacar que esta é, entre as atribuições dos Conselheiros, a principal delas. Ou seja, acompanhar a gestão do plano, analisando os relatórios financeiros mensais e anual, além do relatório atuarial apresentado pela Caixa. Lembrando sempre que o Conselho depende das informações da Caixa para poder exercer as suas atribuições, especialmente neste quesito.

Portanto, nesta apresentação dos dados financeiros do Saúde Caixa, o banco também informou que está trabalhando para fechar o ano com a segregação gerencial dos dados financeiros do plano e espera fazê-la até o final do ano. Isto porque, segundo a Caixa, o fato do plano ser uma autogestão por RH (Recursos Humanos), os registros contábeis estão todos vinculados ao CNPJ da Caixa.

Aliás, o tema da segregação contábil é uma reivindicação desde a propositura original, por parte das entidades representativas dos empregados à época da negociação do atual plano, com a Caixa. E até o momento sem avanço.

Os conselheiros estão analisando os dados fornecidos, porque não os receberam com antecedência, o que dificulta a avaliação no mesmo dia e   em que foram apresentados. Certamente este tema retornará na próxima reunião, quando a Caixa, pela previsão do regulamento, precisa informar, além das informações financeiras do segundo semestre, também o relatório atuarial deste ano.

Informações: Comunicação Social da Fenae

Leia a matéria completa

Atenção associado!

A sede da AEA-PR em Curitiba estará fechada nos dias 15 e 16 de novembro, em razão do feriado.