A implantação de um verdadeiro projeto de previdência complementar para o país permeou a programação do 35º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, realizado de 12 a 14 de novembro. Com o tema Previdência Complementar: geração de valores sociais e econômicos, o evento ocorreu no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

A promoção do congresso é da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), com apoio do Sindapp (Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) e do ICSS (Instituto de Certificação de Profissionais de Seguridade Social).

Na programação, constou uma série de palestras, painéis simultâneos e plenárias com profissionais e especialistas da área. Entre elas esteve a de Carlos Alberto Caser, diretor vice-presidente da Abrapp e presidente da Funcef. Ele explicou a importância da disseminação da previdência complementar com enfoque adequado e o compromisso dela representado pelo Prêmio de Seguridade Social.

Outros destaques foram a palestra magna “Paradoxo contemporâneo: o curto e o longo prazo a nova estratégia para se aposentar”, com o educador financeiro Gustavo Cerbasi e a sessão plenária sobre fundos de pensão como agentes do desenvolvimento social e econômico, com o jornalista Milton Jung (mediador), o economista Antonio Delfim Neto, Carlos Massaru Takahashi (Diretor-Presidente da BB DTVM), Eduardo Barros (diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil) e Paulo Rabello de Castro  (diretor-Presidente da SR Rating).