Entidades representativas dos empregados da Caixa Econômica Federal externam total repúdio em relação à postura da Caixa frente à cassação dos mandatos dos representantes eleitos nos Conselhos Deliberativos e Fiscal (CD e CF) da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), através de nota divulgada no último sábado (22).

Em reunião do Conselho Deliberativo (CD), ocorrida no dia 11/05, representantes da patrocinadora decidiram encerrar os mandatos dos conselheiros eleitos para os Conselhos Deliberativo e Fiscal. Tais mandatos estavam sendo prorrogados pelo fato do processo eleitoral de 2020 estar sendo inviabilizado pelas constantes manobras jurídicas de representantes da patrocinadora junto à Comissão Eleitoral e ao Conselho Deliberativo da Fundação.

“Tais ações causam graves consequências, visto que a Caixa promove uma gestão temerária na Fundação, pois rompe a paridade entre participantes e patrocinadora na composição dos Conselhos, o que fere frontalmente a Lei complementar 108/2001, que trouxe a garantia de uma participação minimamente paritária dos participantes nos fundos de pensão”, alertam as entidades.

Assinam o documento a Fenacef, Fenag, Anipa, Aneac, Advocef, Anberr, Audicaixa, Uneicef e Sinprev.

Confira a íntegra da carta abaixo: