Caminhada no Paraíso das Trutas combina natureza exuberante e ótima comida

A expressão natureza pura ou, ainda, beleza pura cabe bem ao Paraíso das Trutas, em Piraquara, a 27 quilômetros de Curitiba. O destino da caminhada da AEA-PR, no dia 22 de julho, levou os cerca 60 sócios e convidados a apreciar paisagens naturais incríveis, enquanto percorriam o trajeto.

Na chegada ao local, os participantes já sentiram esse clima de natureza preservada, ao avistarem e entrarem no restaurante Paraíso das Trutas. Feita de madeira e bambus, sua construção é suspensa sobre o rio Iguaçu e fica no topo de uma cachoeira. Da passarela, pode-se avistar um tanque de trutas, cujas espécies são originárias do Canadá.

Durante a caminhada, a cada trecho dos oito quilômetros previstos, os participantes deram-se o direito de parar e contemplar nascentes que formam o Rio Iguaçu, a abundante vegetação e tirar fotos. No meio do caminho, também foi possível apreciar bromélias, riachos e construções de casas que pareciam verdadeiras mansões, em meio à imensa área verde.

Para completar a programação, o almoço à base de trutas criadas em cativeiro compensou qualquer esforço, mesmo alguns trechos íngremes de tirar um pouco o fôlego. Sucos naturais, preparados com água fresquinha, e sobremesas caseiras também agradaram o público.

A associada Dulce Kopper estreou na caminhada e disse que esta será a primeira de muitas. “A natureza ao redor e a atividade em grupo é um incentivo para participar”, comentou a sócia. Mesmo não tendo o hábito de fazer caminhadas, ela não considerou o percurso difícil, a não ser por algumas subidas.

Para a sócia Clarice de Lima Risney, que está acostumada a trajetos mais pesados, a programação foi mais um passeio. “Gostei da atividade, por causa da integração das pessoas, do almoço e para rever o local, que já visitei há vários anos”. O detalhe é que Clarice ainda não é aposentada – falta ainda um ano para se desligar da Caixa -, mas ela se filiou à AEA-PR para participar dos eventos.

Após o almoço, alguns participantes ainda esticaram os passos até a Casa das Pedras ou ao Mirante. No retorno para Curitiba, muitos ficaram com gostinho de quero mais.

Atenção associado!

A sede da AEA-PR em Curitiba estará fechada nos dias 15 e 16 de novembro, em razão do feriado.