Atletas da AEA-PR estão a todo gás para Jogos da Fenacef

Os atletas da AEA-PR estão de malas quase prontas para o X Jogos da Fenacef, que inicia na próxima segunda-feira, dia 12 de maio,  em Florianópolis. Na bagagem levam muita disposição e vontade, após semanas de treinamentos de diversas modalidades, no desafio de superar o excelente resultado de 2018 e manter o primeiro lugar na classificação geral.

Equipes em quadra

Os atletas do vôlei, pratas da casa em 2018, estão com todo gás na busca pelos ouros nesta edição. Além dos treinos três vezes por semana, também participaram de diversos torneios e jogos amistosos na última semana. “Foram ótimas oportunidades para nosso técnico testar o grupo e fazer ajustes para nos posicionar melhor”, explica a coordenadora da modalidade, Teresinha Zanetti.

O grupo realizou treinos também com associados do interior do estado, em Maringá, no fim de abril e não poupou nem mesmo o feriado do Dia do Trabalhador, para um jogo amistoso, em Curitiba. Nos dias 27 e 28 de abril, os atletas da AEA-PR participaram de um campeonato de vôlei de areia na APCEF-PR. “Os últimos treinos serão nesta quarta e sexta-feira. Nossa expectativa é chegar às finais e voltar com medalhas”, conta Teresinha.

Os treinos de futebol soçaite vem acontecendo duas vezes por semana, na APCEF-PR. Já o pessoal do futsal se reúne aos sábados, com a supervisão do professor Mikael. Segundo o coordenador, Eduardo Mariano, estão sendo feitos treinamentos técnicos, táticos e amistosos, e houve treinos também em Maringá para fortalecer o pessoal do interior. “A expectativa é a melhor possível, pois estamos bem animados, com um time renovado e bem treinado”, afirma.

Os associados da AEA-PR que estão nas disputas de tênis de quadra tiveram, pela primeira vez, um treino conjunto, em Maringá, com apoio da Diretoria de Esportes. Os tenistas mantiveram também treinos individualmente, em função das suas diferentes localidades. “Nossa equipe, com três medalhas no ano passado, leva experiência, preparação técnica e física, e o espírito guerreiro paranaense para ter os melhores resultados”, conta Ruy Rossi Pellini.

Os campeões de medalhas

Os atletas da natação e atletismo, que trouxeram para casa um recorde de medalhas em 2018, também estão dedicados em sua preparação. Segundo Otávio Dias, coordenador da natação, os atletas estão em treino intensivo na Escola Amaral, orientados pela professora Inge, aprimorando estilos e se preparando para as provas de revezamento.

“Podemos destacar ainda, a dedicação da Rosemari (Maringá), Eliana (Toledo) e Hilda (Curitiba) que participaram do Circuito Regional de Master/PR e as participações em águas abertas da Plantina e Rosemari”, destaca Otávio.

No grupo de atletismo houve mudanças, com perda de alguns atletas, afastados por lesões e entrada de novos representantes. “A modalidade de corrida é uma atividade que gera lesões facilmente e a idade favorece. Com isso, nossa equipe reduziu um pouco mas está muito bem treinada. Estamos nos preparando desde janeiro”, explica o coordenador, Darci Agostini.

Tanto em Curitiba como no interior, os atletas também têm participado intensamente de corridas oficiais. “Isso é muito bom, pois as provas simulam exatamente uma competição. Vamos para Florianópolis muito confiantes e esperançosos por uma uma ótima participação”, conta.

Modalidades de mesa

A AEA-PR também participa dos jogos com atletas nas modalidades de mesa: damas, xadrez, dominó, tranca e canastra. Os campeonatos que acontecem na sede da AEA-PR são oportunidades para os aposentados se preparar para a competição nacional.


O tênis de mesa terá um representante em cada uma das modalidades. A preparação vem sendo feita individualmente, segundo o coordenador, Nilo Alves. “Meu treinamento é realizado na Sociedade Thalia e participo das etapas do campeonato paranaense. Inclusive, na segunda etapa do campeonato, em abril, conquistei medalha de ouro na modalidade Veterano 60”, conta. Nilo fará dupla na disputa mista com a colega Célia Silvestre, que se prepara em Ponta Grossa/PR, para representar a associação também na modalidade individual feminina.