As novidades sobre atendimento e os desafios relativos ao Saúde Caixa foram debatidos no 2º Espaço Aberto da AEA-PR, evento que visa reunir e informar associados sobre assuntos de interesse coletivo.  Anne Liv Machado, coordenadora do Saúde Caixa em Curitiba e Domício Neto, gerente de filial da Gipes foram convidados do encontro.

Anne Live apresentou funcionalidades e novidades do novo portal Saúde caixa e do aplicativo para smartphones. “Com o aplicativo, não é necessário mais andar com carteirinha. Com ele também é possível rapidamente fazer a pesquisa de credenciados”, destacou.

Os representantes do plano responderam dúvidas relativas a procedimentos e acolheram sugestões e reclamações do público, como a demora nos serviço da central de autoatendimento por telefone. Os representantes informaram que houve contratação de novos colaboradores para a Central para melhorar o serviço

O presidente da AEA-PR, Jesse Krieger, destacou o esforço da associação, por meio dos trabalhos das colaboradoras Cibele e Elizet, no suporte aos associados para resolução de problemas relativos ao atendimento do Saúde Caixa, especialmente para aqueles com dificuldade para acessar o sistema pela internet ou aplicativo de celular.

Márcia Krambeck, representante do Conselho de Usuários e associada da AEA-PR, fortaleceu o debate, com esclarecimentos sobre o funcionamento do plano de autogestão. Márcia explicou que o atual formato de custeio será mantido até o dia 30 de agosto. Falou ainda sobre as resoluções,  aprovadas pela Comissão interministerial de Governança e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), que poderão afetar o atual modelo.

As resoluções determinam que o limite de gastos com o plano seja de até 6,5% da folha de pagamentos da Caixa. Hoje este valor está próximo a 6%, o que indica que poderá haver necessidade de alterações nos valores percentuais relativos à mensalidade e coparticipação. Márcia informou que no dia 8 de maio haverá uma reunião entre Advocef, Fenacef, Fenag e Fenae para debater possíveis formatos para o Novo Acordo Coletivo, que vencerá em agosto.

O Conselho de Usuários, segundo Márcia, é uma instituição autônoma, que vem trabalhando justamente no sentido de levantar e acompanhar informações do plano para avaliar e propor as soluções mais justas para os beneficiários – além de acompanhar questões relativas aos atendimentos. Destacou que desde 2017, a Caixa não forneceu os relatórios atuarias do plano.

Ao fim do encontro, o colega Francisco Carlos Machado, que é  mediador dos encontros destacou a importância desses encontros e de haja maior participação dos associados.”O espaço aberto vai acontecer em função dos associados, então estamos abertos para receber sugestões de temas que sejam de interesse”, explica.

Veja as fotos aqui: http://aeapr.com.br/fotos-espaco-aberto-saude-caixa-03-05-18/