Em reunião realizada na semana passada, a Comissão Organizadora dos Jogos da Fenacef decidiu pelo adiamento definitivo da 11a edição para 2022. A decisão pauta-se no cenário atual de pandemia, que sem redução de casos somada às incertezas existentes no plano nacional de vacinação, não aponta para um quadro de segurança para realização dos Jogos.

“Seguimos assistindo pasmos a cada notícia e a resistência da doença em permanecer circulando. É difícil e triste de acreditar, mas não fosse a notícia do início das vacinações, estaríamos aqui agora dizendo que nada mudou. É fato: segundo as informações oficiais, estamos de volta aos níveis mais altos desde que tudo começou”, declara a Federação em Informativo Oficial .

Segundo a Federação,  pesquisa realizada com inscritos apontou que 64,5% das 773 pessoas que responderam ao levantamento pediram pelo adiamento para 2022. Os atletas representaram 77,6% dos participantes da pesquisa. “Ficou claro que era momento de se garantir a serenidade e fazer o que a razão pedia, por mais que o coração clamasse pelo reencontro”, declarou a Federação.

Não há data definida para os Jogos de 2022, mas é certo que Fortaleza/CE será mantida como cidade sede do evento, preservando-se assim os contratos já firmados. Consequentemente, estão suspensos os prazos até então determinados para inscrições, alterações, contratações e pagamentos.

Procedimentos sobre reservas de passagem e hospedagem

O Governo Federal editou a MPV no 1.024 de 2020, que altera a Lei no  14.034 de 5 de agosto de 2020, prorrogando o período para desistência e reembolso de passagens aéreas adquiridas no período da pandemia.

“Caso você tenha adquirido passagens para o evento, sugerimos que faça contato o quanto antes com seu operador turístico, agência ou respectivo fornecedor.A respeito das hospedagens, nosso foco é a preservação das reservas para a realização do evento. Contudo, com a grande defasagem entre a data das as negociações originais e a nova data do evento, as tratativas com os empreendimentos hoteleiros são mais complexas e demandam uma atuação mais delongada e delicada pela Comissão”, orienta a Fenacef. 

Por isso, os valores pagos por hospedagens até o momento serão mantidos juntos aos hotéis como caução para manutenção das reservas.Os pagamentos dos serviços de hospedagem seguirão suspensos até o final de 2021.

Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos pelo telefone (61) 98320-2882 e pelo e-mail fenacef@fenacef.com.br.