O Comitê de Acompanhamento da Rede Credenciada do Saúde Caixa realizou mais uma reunião no dia 14 de outubro. Na pauta do encontro, constou a atualização de dados do credenciamento deste ano, apresentação da evolução da rede nos últimos 12 anos no Paraná e evolução dos novos credenciamentos no estado. Entre os participantes marcou presença o representante da AEA-PR, Rondon Mayer.

Na abertura para a inclusão de assuntos à pauta, o integrante Herman Félix da Silva solicitou esclarecimentos sobre credenciados com comportamento inadequado ou fora da relação contratual e o sindicalista Genésio Cardoso, da Seeb/CT, pediu sugestões de melhoria para o plano, considerando a possibilidade de utilização do superávit do Saúde Caixa.

Após serem lidas as atas das duas últimas reuniões (junho e agosto), foi informado aos participantes que o processo de licitação da empresa que fornecerá novo sistema de saúde está em andamento. Devido à desqualificação da primeira empresa vencedora, convocaram a segunda, cujos referenciais de mercado apontam para a experiência comprovada na gestão de planos representativos no país.

Sobre o credenciamento do Hospital Evangélico de Londrina, esclareceu-se que ele é detentor de plano próprio na cidade e sua demanda é suficiente para atender aos seus interesses. Mesmo assim, representantes do Saúde Caixa fizeram proposta e aguardam retorno, considerando que o diferencial desse credenciamento será obter o conjunto mais completo de serviços em um único local credenciado.

A respeito do questionamento de Herman sobre a especificação do custeio e definições de cobertura, foi esclarecido que a Caixa adota a relação de procedimentos preconizados pela ANS (Agência Nacional de Saúde), conforme Lei 9.656, a partir de protocolos médicos reconhecidos pelos conselhos regionais e de especialidades e regulamentação dos diversos órgãos de saúde competentes.

Durante a reunião, o coordenador do plano no Paraná, Ednilson Estevam da Silva, apresentou o relatório com a evolução da rede credenciada e esclareceu que houve a atualização do corpo clínico disponível para atendimento prestado nas clínicas e hospitais de forma eletiva. Ocorreu diminuição do volume total, já que a Gipes/CT (Gerência Interna de Gestão de Pessoas) da Caixa, responsável local pela supervisão do plano, contatou profissionais da relação e ouviu que eles não estavam atendendo mais. Em contrapartida, também foi apresentado aos membros do comitê uma relação com 43 novos credenciados, de agosto até o início de outubro.

Na oportunidade, o representante da AEA-PR, Rondon Mayer, retomou seu pedido para que a instituição recebesse os comunicados de novos credenciamentos. A resposta foi que, internamente, o sistema gera uma mensagem automática para as unidades da Caixa e, devido à impossibilidade do cadastramento e envio automático, a Gipes/CT formatará e enviará uma relação específica para a AEA divulgar aos seus associados.

Do interior, o integrante Zelário Bremm reitera a preocupação com a carência de profissionais na região de Toledo. Ele solicitou a verificação da credenciada Clínica Lazari e Berbel de Cascavel, na qual apenas um profissional atende pelo Saúde Caixa. A informação fornecida é que houve o credenciamento de um otorrino e mais dentista no município.

Quanto ao questionamento sobre a conduta de credenciados fora de preceitos legais, morais e contratuais, a resposta foi que a Gipes apura e descredencia profissionais nessas condições, como ocorreu com um ortopedista de Londrina, que não possuía título da especialidade reconhecido pelo CRM. A Gipes também orienta os beneficiários que denunciem e questionem quando souberem que o credenciado cobra ou indica alguma ação indevida, para que a unidade tome as providências necessárias.

O sindicalista Genésio Cardoso falou sobre o Saúde Caixa como tema da negociação salarial deste ano. Ele relatou a existência do superávit do plano discutido em mesa de específica e a possibilidade de apresentar propostas para sua utilização. Entre itens proposições estão a ampliação da rede credenciada no estado, com ponderações sobre credenciamentos e valores de participação dos usuários, melhora do valor praticado pelo plano para a tabela de reembolso e ampliação de medicamentos de uso contínuo para doenças cardíacas.

Também participaram da reunião Amaury Soares (Londrina) e Gilmara Maurer dos Santos. O próximo encontro do comitê está marcado para a primeira semana de dezembro.