24 de setembro de 2024

A tributação sobre valores recebidos por meio de ações judiciais costuma gerar inúmeras dúvidas para os contribuintes, além de apresentar frequente risco de autuação, devido à inconsistências em relação aos valores que são apresentados para a Receita Federal.
Segundo a advogada Flávia Pfeiffer os valores recebidos de ações judiciais ao longo do ano devem ser reportados na Declaração de Imposto de Renda, a ser entregue no ano seguinte, ainda que tais valores sejam isentos de tributação.
“Para cada tipo de processo judicial existem regras específicas que determinam o que é ou não tributável, bem como a forma adequada de declarar cada valor nos campos pertinentes da Declaração de Imposto de Renda. Assim, é comum encontrarmos contribuintes pagando imposto de renda em valores superiores ao devido, com possibilidade de recuperar os valores pagos a maior”, explica advogada.
Além do cálculo do imposto devido, os contribuintes devem prestar atenção a outros pontos que serão verificados pelos órgãos fiscalizatórios como:
- Se a fonte pagadora informada é a mesma que consta no Extrato da Receita Federal;
- Se o número de meses informado na Planilha de Cálculos da Justiça é o mesmo que consta no Extrato da Receita Federal;
- Se o cálculo foi feito proporcionalmente aos rendimentos tributáveis, no caso dos honorários advocatícios e de cálculo terem sido deduzidos do valor recebido.
“Sugerimos que os associados da AEA-PR que receberam, nos últimos cinco anos, valores de ações judiciais, revisem a forma de tributação e o reporte dos valores em suas Declarações de Imposto de Renda para sanarem possíveis inconsistências ou buscarem a recuperação de valores pagos acima do que era devido”, orienta advogada Flávia Pfeiffer.
Artigos Relacionados
Aprenda a cantar ou tocar um instrumento na AEA-PR!
As aulas de música da AEA-PR estão com inscrições abertas para 2025. Nesse ano, os associados podem fazer aulas de canto, flauta doce e piano, e ainda participar do coral, que é ofertado na sede de Curitiba e em Londrina, na escola de música Semitom. As aulas de...
São anunciados os atletas que vão representar a AEA-PR nos Jogos da Fenacef 2025
Nesta terça-feira (25/02) foram divulgados os resultados das seletivas para os Jogos da Fenacef 2025, que acontecem em Brasília. Os testes foram realizados entre 19 e 21 de fevereiro, com atletas de todo o estado que tenham, no mínimo, 50 anos de idade. As seletivas...
Funcef divulga Política de Investimentos até 2029
A Funcef divulgou recentemente a Política de Investimentos para os próximos cinco anos. O documento define os objetivos e as estratégias de alocação dos Recursos Garantidores dos Planos de Benefícios (RGPB) que irão orientar a gestão de ativos de cada plano, de acordo...