25 de novembro de 2021

Na última semana, a Fenacef participou juntamente com demais entidades representativas da reunião mensal com o presidente da Funcef, Gilson Costa. A conversa, realizada online, tratou de diversos assuntos da categoria, em especial de itens emergenciais.
Em relação à questão do convênio com o INSS/Funcef, o presidente da Funcef informou que havia uma expectativa da assinatura deste contrato na primeira quinzena de novembro mas, por problemas de encaminhamento dentro do INSS, isso não foi possível ainda. A Fenacef fará movimentações políticas e administrativas, visando agilizar a assinatura do Convênio.
Quanto ao assunto Mulheres Pré-79, na próxima semana deverá ser orientado e iniciado contato/tratamento com as participantes do REG/REPLAN Não Saldado que possuem ações já em andamento. Esse contato será feito entre os advogados das partes, construindo-se um acordo nos autos de cada processo.
Sobre as CTA – Comissões Técnicas de Apuração, que identificavam e apuravam ocorrências de irregularidades dentro da Fundação, a informação é de que estão em fase de julgamento interno pelo menos 20 casos, que deverão ter finalização ainda em 2021. As Entidades solicitaram que o andamento e conclusão sejam objeto de informação oficial da Fundação a todos os participantes.
Em relação a questões do IRPF sobre as parcelas do equacionamento e situações de incidência de “malha fina”, a Funcef informou que contratou parecer atualizado sobre o assunto e encaminhou petição à Receita Federal sem, até o momento, obter retorno. Também criou equipe para revisão dos procedimentos de informação da Funcef, visando ajustar, se necessário, a forma e conteúdo das mesmas, minimizando os problemas. Colocou o tema como pauta permanente das reuniões com as Entidades até que tenha solução.
Em seguida as Entidades manifestaram preocupação com o resgate da confiança e credibilidade da Funcef junto aos participantes e assistidos. Sugeriram que a Funcef traga a todos as questões mais relevantes, com seu posicionamento oficial, de forma mais rápida e transparente.
No dia 29 de novembro, haverá nova reunião com o presidente da Funcef e a participação do presidente da AEA-PR, Valfrido Oliveira, bem como dos outros presidentes de AEAs.
Artigos Relacionados
AEA-PR recebe presidente da Funcef para encontro com associados
Na tarde do dia 7 de abril, a sede da AEA-PR, em Curitiba, foi palco de um encontro com a presença do presidente da Funcef, Ricardo Pontes, e do diretor de Benefícios, Jair Pedro Ferreira. O evento reuniu mais de 80 associados, membros da diretoria e do Conselho...
Funcef divulga Política de Investimentos até 2029
A Funcef divulgou recentemente a Política de Investimentos para os próximos cinco anos. O documento define os objetivos e as estratégias de alocação dos Recursos Garantidores dos Planos de Benefícios (RGPB) que irão orientar a gestão de ativos de cada plano, de acordo...
Como fica a prova de vida do INSS em 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve reeditar, nos próximos dias, a portaria que garante a não suspensão ou bloqueio de benefícios previdenciários e sociais por falta de prova de vida. A portaria que estabelecia essa regra expirou em 31 de dezembro de...