As dificuldades de atendimento que os aposentados e pensionistas vêm enfrentando nos Canais oficiais do Saúde Caixa foi tema de reunião entre Fenacef e representantes do Plano de Saúde, nesta semana. O Presidente da Fenacef, Edgard Bastos Lima, e a Vice Presidente, Maria Lúcia C. Dejavite, reuniram-se com Janaína Bosa Daniel e Semiramis Melo Sá, da vice-presidência de Logística e Operações (Vilop) do Saúde Caixa. Após reestruturação ocorrida na Caixa, toda a Equipe do Saúde Caixa foi vinculada à VILOP e, por isso, as interlocuções se darão pela Gerente Executiva Semiramis Sá.
Alguns dos pontos críticos apontados pela Fenacef foram o processo de renovação a cada cinco anos, o descredenciamento de laboratórios, clínicas médicas, questionamentos sobre mensalidades e a demora em respostas a solicitações.
Semiramis Sá afirmou que houve ajustes em procedimentos e reconheceu demoras especialmente em fevereiro e março. “Em abril as ocorrências já foram todas regularizadas e as demandas estão sendo atendidas no prazo. Estamos fazendo um trabalho de atualização dos scripts de atendimento e exigindo a capacitação dos terceirizados. Acredito que vai melhorar muito”, afirmou.
Neste sentido, ressaltou-se a importância de que todos os atendimentos sejam realizados via Central de atendimento , com registro dos protocolos gerados, mesmo que posteriormente sejam utilizados outros meios.
Quanto às reclamações sobre mensalidades maiores cobradas de recém-aposentados, pede-se atenção a aqueles que se aposentaram via PDV. “Alguns informam à Caixa o valor do benefício INSS, mas não enviam a Carta de Concessão, que é um documento indispensável”, apontam os representantes do Saúde Caixa. Nesta situação, a cobrança do Plano passa a ser baseada na última renda da ativa, conforme determina o RH 222.
Sobre o grande número de descredenciamentos, apontado por Maria Lucia Dejavite, a Gerente Semiramis Sá informou que em abril foram formadas três coordenações regionais para tratar de credenciamentos e negociações. “Essas Coordenações terão um olhar mais cuidadoso com a rede de credenciados e espera-se uma maior organização desse processo”, afirmou Semiramis.
Defesa da Saúde preventiva
Edgard Bastos Lima pontuou também a importância de se iniciar uma discussão sobre a prevenção da saúde. “As medidas preventivas são mais interessantes para o plano de saúde, do ponto de vista do custo. O cuidado preventivo interessa a todos, ao plano e aos usuários”, defende o presidente da Fenacef.
Os representantes da Fenacef informaram que será retomado o incentivo à utilização da Telemedicina e lançado o Programa de Telemonitoramento de usuários com patologias crônicas. “Serão acompanhados 1.200 beneficiários que se enquadram nessa situação, devidamente selecionados conforme histórico de utilização. Muita gente não conhece esse serviço e é preciso reforçar a comunicação”, disse Semiramis.
“Esta iniciativa da Fenacef fortalece e ampara as ações realizadas pelo Conselho de Usuários frente às alterações de estrutura ocorridas na GIPES e as inúmeras demandas que temos recebido, direcionado, questionado e viabilizado o atendimento”, comenta Márcia Krambeck, diretora de Saúde e Benefícios da AEA-PR.