Com a contribuição de apenas R$ 26,00 por mês, valor para aposentados, você pode colaborar com as ações da Organização Não Governamental (ONG) Moradia e Cidadania criada por empregados da Caixa, cujos recursos para desenvolvimento do seu trabalho provêm de doações recebidas, contribuições de associados, receitas de serviços prestados e tíquetes de alimentação doados por empregados, entre outros.
A Caixa é a principal parceira da ONG. Por meio da cessão de bens inservíveis, propicia uma receita que suporta diversos projetos em todo o país. No Paraná, temos o exemplo a doação dos malotes, que viraram bolsas e sacolas, conferindo emprego e renda a uma comunidade de mulheres carentes, entre outros projetos, sob a coordenação estadual da colega Maria de Fátima Costamilan.
A história da ONG Moradia e Cidania começou em 1993, quando funcionários da Caixa reuniram-se para formar o Comitê de Ação e Cidadania dos Empregados da Caixa. Naquela época, o grupo deu início a diversas iniciativas, como o oferecimento de cursos de datilografia, corte e costura, além de alfabetização de jovens e adultos em comunidades carentes.
No ano de 2000, o movimento se consolidou e passou ao status de ONG. A partir deste momento, formou ainda mais o seu perfil de trabalho e definiu sua atuação nas seguintes áreas: promoção de educação digital, alfabetização de jovens e adultos, concessão de microcrédito, construção de casas para pessoas de baixíssima renda, mecenato, ações emergenciais (como doações de diversos materiais), projetos de capacitação profissional e geração de renda.
Em 2001, mais dois novos importantes passos foram dados. A ONG Moradia e Cidadania recebeu, em agosto, o Título de Utilidade Pública Federal – o que a torna apta a receber doações de qualquer natureza, principalmente de órgãos públicos. E, em outubro, foi qualificada como uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
Casa da Ecosol
É o projeto central desenvolvido no Paraná. Construída com os grupos da economia solidária e com o apoio de diversos parceiros, o projeto nasceu das necessidades apontadas há vários anos por esse público que era de ter um espaço fixo de comercialização e formação para a Economia Solidária.
Foi colocada em funcionamento em novembro de 2013 e tornou-se um espaço de referência para a Ecosol no estado, abrigando atividades de articulação, divulgação, formação e comercialização de produtos da economia solidária.
Aberta ao público diariamente, das 9h às 18 h, na Rua Mateus Leme, 651, Centro, Curitiba-PR. Telefone: 41-3323-2827
Com participar
Falar com a Josiane pelo
mo*********************@gm***.com
, telefones: 41-33232827 ou 41-9546-2051.