23 de maio de 2024
Uma típica manhã de outono em Curitiba: Ar gelado, cinza e muita neblina. Apesar do clima convidativo a se ficar em casa, no Parque Náutico em Curitiba, o clima era de calor, alegria e disposição. Nesta quarta-feira, dia 22 de maio, foram realizadas algumas das provas mais emocionantes dos Jogos Fenacef, as corridas de rua.
E o Paraná estava lá, claro, muito bem representado por seus atletas. “Estou muito animada e feliz. Poder estar aqui é uma verdadeira dádiva”, afirmou Isabel . Dezenas de colegas de vários estados, menos adaptados ao clima curitibano, não estavam menos entusiasmados. A felicidade em estar vivo, com saúde, com amigos e poder competir era nítida entre os atletas.
Na prova de 3km, veio a primeira medalha do Paraná. Carlos Barroso foi o segundo atleta a completar a prova e conquistou a prata. Alguns minutos depois, chegava o grande campeão da prova. Primeiro a completar a prova de 5km, Marcionilio Machado abriu a lista de medalhas de ouro do Paraná.
“Entendo que tive certa vantagem pois treino todo dia aqui, conheço bem a pista e, no fim, este clima também nos ajuda. Achava que estaria entre os cinco mas não esperava ser o primeiro geral. Estou muito contente”, comemorou Marcionilio.
Na sequência vieram mais vitórias. Saldo final: Três ouros ( Marcionilio, Shizuko Mise e Dayse Giuliani), quatro pratas ( Carlos Barroso, Isabel Baldi, Iris Maria e Darci Agostini) e dois bronzes (Regina Welter e José Almeida).
“O Paraná foi muito bem e tivemos algumas surpresas como Marcionilio no primeiro lugar geral, Isabel participando e levando a medalha de prata. Eu também estou muito feliz com meu resultado. Três atletas muito fortes subiram pra minha categoria neste ano e eu ainda consegui levar a prata”, celebrou Darci Agostini.
De volta a Curitiba
A 13a edição dos Jogos Fenacef marca o retorno do evento à capital paranaense. A história da competição, que começou em Curitiba em 2010, foi relembrada na cerimônia de abertura, realizada na noite desta segunda-feira.
“Os jogos viajaram e retornaram ao Paraná. É um orgulho e uma satisfação pessoal muito grande receber todas delegações. Para chegar até aqui, foi muito trabalho. Temos que lembrar sempre que não se trata só de uma competição. É amor, vontade, garra e qualidade de vida.O importante é estarmos unidos em torno do ideal da alegria e felicidade”, afirmou o presidente da Fenacef e da AEA-PR, Valfrido Oliveira.
A cerimônia contou com a presença de representantes de várias entidades representativas, como a Funcef. “O esporte é um grande incentivador para continuarmos com boa saúde. Eventos como esse melhoram a qualidade de vida de nossos participantes e isso é muito importante para nós, enquanto representantes da Funcef. Parabenizamos a AEA-PR e a Fenacef por essa linda recepção”, declarou Jair Pedro Ferreira, diretor de Benefícios.
Os atletas do Paraná foram destaque em momentos especiais. Herivelto Martins representou a delegação, levando a bandeira do Paraná. A nadadora Plantina Dias fez o juramento do atleta e Otávio Pereira, um dos atletas mais maduros do grupo, conduziu a pira olímpica.
“É uma honra recebê-los em Curitiba e no Paraná. Desejo que sejam dias de companheirismo e reencontros. As vitórias não são só as medalhas, mas o competir. Mantermo-nos ativos na jornada é fundamental para que tenhamos qualidade de vida”, afirmou Marilda Bueno, vice-presidente da AEA-PR.
Rio Grande do Sul é homenageado na abertura
Momentos de muita emoção também fizeram parte da cerimônia. A delegação gaúcha foi especialmente acolhida e homenageada. Na entrada dos porta-bandeiras, uma quebra de protocolo: A delegação do Rio Grande do Sul foi a primeira a entrar, representando e inspirando superação e resiliência. O público se emocionou e aplaudiu longamente a delegação.
Os convidados fizeram um minuto de silêncio em gesto de respeito por todas as vítimas e atingidos pela recente tragédia no estado. A Fenacef também anunciou uma coleta de roupas dentro do evento para enviar ao estado.
“Momento difícil de dizer algo, mas é muito emocionante estar aqui. Em nome da comissão agradecemos a todos vocês. O Brasil está carregando o Rio Grande do Sul”, afirmou Dora Helena, presidente da AGEA-RS.
Acompanhe as novidades da delegação do Paraná em nossas redes sociais; www.instagram.com/aea.doparana
Veja resumos do dia no canal da Fenacef no youtube: https://www.youtube.com/@fenacefcaixa/videos
Artigos Relacionados
Equipe de futebol soçaite tem novo técnico
A AEA-PR ganhou um importante reforço na equipe de futebol soçaite que representará o estado nos Jogos da Fenacef de 2024. Ribamar José Dias, ex-meia do Pinheiros (PR), Santos, Sport Recife, Corinthians, Palmeiras e Fluminense, foi contratado como o novo técnico do...
Resultado das Seletivas para Jogos da Fenacef 2024
Durante o mês de fevereiro, foram realizadas as seletivas para definição dos atletas que representarão o Paraná nos Jogos da Fenacef, entre os dias 20 e 27 de maio. O processo aconteceu em um novo formato, neste ano. Em esportes como natação, atletismo, vôlei e...
Curitiba será sede dos Jogos da Fenacef e promete edição inesquecível
Depois de doze anos, a capital paranaense volta a receber os Jogos da Fenacef, onde a história deste grande e relevante evento esportivo começou. O processo que levou a escolha do local começou dois anos antes e demandou contínuos esforços de representantes da AEA-PR...