Paraná celebra primeiras medalhas nos Jogos Fenacef

23 de maio de 2024

Uma típica manhã de outono em Curitiba: Ar gelado, cinza e muita neblina. Apesar do clima convidativo a se ficar em casa, no Parque Náutico em Curitiba, o clima era de calor, alegria e disposição. Nesta quarta-feira, dia 22 de maio, foram realizadas algumas das provas mais emocionantes dos Jogos Fenacef, as corridas de rua.

E o Paraná estava lá, claro, muito bem representado por seus atletas. “Estou muito animada e feliz. Poder estar aqui é uma verdadeira dádiva”, afirmou Isabel . Dezenas de colegas de vários estados, menos adaptados ao clima curitibano, não estavam menos entusiasmados. A felicidade em estar vivo, com saúde, com amigos e poder competir era nítida entre os atletas. 

Na prova de 3km, veio a primeira medalha do Paraná. Carlos Barroso foi o segundo atleta a completar a prova e conquistou a prata. Alguns minutos depois, chegava o grande campeão da prova. Primeiro a completar a prova de 5km, Marcionilio Machado abriu a lista de medalhas de ouro do Paraná.

“Entendo que tive certa vantagem pois treino todo dia aqui, conheço bem a pista e, no fim, este clima também nos ajuda. Achava que estaria entre os cinco mas não esperava ser o primeiro geral. Estou muito contente”, comemorou Marcionilio.

Na sequência vieram mais vitórias. Saldo final: Três ouros ( Marcionilio, Shizuko Mise e Dayse Giuliani), quatro pratas ( Carlos Barroso, Isabel Baldi, Iris Maria e Darci Agostini) e dois bronzes (Regina Welter e José Almeida).

“O Paraná foi muito bem e tivemos algumas surpresas como Marcionilio no primeiro lugar geral, Isabel participando e levando a medalha de prata. Eu também estou muito feliz com meu resultado. Três atletas muito fortes subiram pra minha categoria neste ano e eu ainda consegui levar a prata”, celebrou Darci Agostini.

De volta a Curitiba

A 13a edição dos Jogos Fenacef marca o retorno do evento à capital paranaense. A história da competição, que começou em Curitiba em 2010, foi relembrada na cerimônia de abertura, realizada na noite desta segunda-feira. 

“Os jogos viajaram e retornaram ao Paraná. É um orgulho e uma satisfação pessoal muito grande receber todas delegações. Para chegar até aqui, foi muito trabalho. Temos que lembrar sempre que não se trata só de uma competição. É amor, vontade, garra e qualidade de vida.O importante é estarmos unidos em torno do ideal da alegria e felicidade”, afirmou o presidente da Fenacef e da AEA-PR, Valfrido Oliveira. 

A cerimônia contou com a presença de representantes de várias entidades representativas, como a Funcef. “O esporte é um grande incentivador para continuarmos com boa saúde. Eventos como esse melhoram a qualidade de vida de nossos participantes e isso é muito importante para nós, enquanto representantes da Funcef. Parabenizamos a AEA-PR e a Fenacef por essa linda recepção”, declarou Jair Pedro Ferreira, diretor de Benefícios.

Os atletas do Paraná foram destaque em momentos especiais. Herivelto Martins representou a delegação, levando a bandeira do Paraná. A nadadora Plantina Dias fez o juramento do atleta e Otávio Pereira, um dos atletas mais maduros do grupo, conduziu a pira olímpica.

“É uma honra recebê-los em Curitiba e no Paraná. Desejo que sejam dias de companheirismo  e reencontros. As vitórias não são só as medalhas, mas o competir. Mantermo-nos ativos na jornada é fundamental para que tenhamos qualidade de vida”, afirmou Marilda Bueno, vice-presidente da AEA-PR.

 

 Rio Grande do Sul é homenageado na abertura

Momentos de muita emoção também fizeram parte da cerimônia. A delegação gaúcha foi especialmente acolhida e homenageada. Na entrada dos porta-bandeiras, uma quebra de protocolo: A delegação do Rio Grande do Sul foi  a primeira a entrar, representando e inspirando superação e resiliência. O público se emocionou e aplaudiu longamente a delegação.

Os  convidados fizeram um minuto de silêncio em gesto de respeito por todas as vítimas e atingidos pela recente tragédia no estado. A Fenacef também anunciou uma coleta de roupas dentro do evento para enviar ao estado.

“Momento difícil de dizer algo, mas é muito emocionante estar aqui. Em nome da comissão agradecemos a todos vocês. O Brasil está carregando o Rio Grande do Sul”, afirmou Dora Helena, presidente da AGEA-RS.

 

Acompanhe as novidades da delegação do Paraná em nossas redes sociais; www.instagram.com/aea.doparana

Veja resumos do dia no canal da Fenacef no youtube: https://www.youtube.com/@fenacefcaixa/videos

Artigos Relacionados

Já estão marcados os próximos Campeonatos de Baralho da AEA-PR

Já estão marcados os próximos Campeonatos de Baralho da AEA-PR

É apaixonado por jogos de baralho? No mês de março você terá a oportunidade de mostrar o seu talento nos campeonatos de baralho de Tranca e de Canastra da AEA-PR. Na modalidade Tranca, a disputa começa em 11 de março, enquanto na Canastra ela acontece na semana...

Participe das seletivas para os Jogos da Fenacef 2025!

Participe das seletivas para os Jogos da Fenacef 2025!

AEA-PR anuncia a abertura das Seletivas para os Jogos da Fenacef 2025, uma oportunidade para os associados demonstrarem talento e espírito esportivo e representarem o estado em um dos eventos mais aguardados pelos aposentados da Caixa. A próxima edição dos Jogos será...