22 de abril de 2024
Chegou a temporada de acertos com o Leão. É hora de reunir os documentos e preparar-se para cumprir essa obrigação fiscal. Em 2024, os contribuintes têm até o dia 31 de maio para enviar suas declarações. A página da Receita Federal , dentro do site gov.br, oferece todas as informações gerais necessárias, incluindo os documentos exigidos, orientações sobre como preencher a declaração e os prazos a serem cumpridos.
Orientações para associados da AEA-PR
Em relação ao processo judicial 5002962-78.2018.4.04.7000, a diretoria da AEA-PR informa que não houve alteração em relação às recomendações sobre como realizar a declaração. Os associados que integram esta ação (domicílio em Curitiba e Região Metropolitana, podem fazer a Declaração de Ajuste do Imposto de Renda conforme os procedimentos dos anos anteriores, ou seja:
1) Alterando o valor dos rendimentos tributáveis informado pela Funcef, deduzindo o valor da contribuição extraordinária destacado no quadro 7 (Informações Complementares do Comprovante de Rendimentos), podendo optar pela tributação por deduções legais ou por desconto simplificado.
A declaração feita desta forma, fica retida em malha fiscal, dependendo de análise dos auditores da Receita Federal.
2) Preenchendo a Declaração por deduções legais, utilizando as informações constantes no Comprovante de Rendimentos da Funcef, sem efetuar alteração do Rendimento Tributável e declarando a “Contribuição Previdência Privada” (item 02 – quadro 3 do comprovante de rendimentos) na ficha PAGAMENTOS EFETUADOS, no código 36 (Previdência Complementar)
*Neste ano, em decorrência de informação à Receita Federal, implementada pela Funcef, a declaração feita desta forma não fica retida em malha fiscal. Quem optar ainda por utilizar a Declaração pré-preenchida (acesso pelo E-cac ou app), o valor da Previdência Privada já vem informado (igual ao comprovante de rendimentos).
Com a alteração implementada pela Funcef, que resulta na classificação da Contribuição Extraordinária como Previdência Privada, existe a opção de evitar a pendência em malha fiscal, por isso a recomendação é simular a declaração nos modelos a seguir descritos, para tomar a decisão:
- Alterando Rendimentos Tributáveis – modelo completo (deduções legais)
- Alterando Rendimentos Tributáveis – modelo simplificado
- Declaração conforme Comprovante de Rendimentos da Funcef – modelo completo (deduções legais)
ATENÇÃO: Não deixe de consultar no E-CAC, se a sua declaração foi processada ou ficou retida na Malha Fiscal. Caso tenha escolhido declarar alterando o valor dos rendimentos tributáveis, verificar se a pendência corresponde a esta divergência.
Links úteis:
Artigos Relacionados
Entenda a proposta para redução do equacionamento e vote a favor
Os participantes do REG/Replan Saldado podem se manifestar, até as 18h de 27 de setembro (sexta-feira) sobre a proposta para reduzir em até 43% as taxas de equacionamento. A consulta pública já está aberta e pode ser acessada no Autoatendimento, via site ou...
Você confere tributos pagos sobre verbas recebidas de ações judiciais?
A tributação sobre valores recebidos por meio de ações judiciais costuma gerar inúmeras dúvidas para os contribuintes, além de apresentar frequente risco de autuação, devido à inconsistências em relação aos valores que são apresentados para a Receita Federal. Segundo...
Correção do PASEP: o que saber antes de ingressar com ação judicial
Diversos associados da AEA-PR foram abordados, nos últimos meses, com propostas para entrar com ações judiciais relacionadas à correção monetária do saldo do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). Embora essa oferta possa parecer vantajosa, é...