Visando esclarecer dúvidas dos associados, a AEA-PR está divulgando dados sobre o Pix, disponibilizado pela Superintendência de Curitiba. O pix é um novo serviço financeiro criado pelo Banco Central, que está sendo lançado agora em novembro, no qual transferências e pagamentos serão efetivados em tempo real, ainda que ocorram entre instituições financeiras diferentes.
“O Pix é mais um meio de pagamento, como TEV, TED/DOC, boletos e cartões de pagamento (débito, crédito e pré-pago) e se destaca entre os demais serviços pela comodidade, simplicidade e economia”, explica a Caixa.
O serviço estará disponível 24h por dia, sete dias por semana e em todos os dias do ano. Para pessoas físicas, permite a realização de transações financeiras cotidianas, com poucos cliques, no celular ou computador. O destinatário pode ser identificado com apenas uma informação – chamada de chave Pix – e entre os clientes PF, não haverá cobrança de tarifas. As operações no Pix são criptografadas, garantindo total segurança nas transações.
Para PJ, o Pix visa propiciar uma melhor experiência ao cliente. “O Pix potencializa o incremento nas vendas, diminuindo a desistência de pagamentos por boletos. O cliente efetua pagamentos via celular, sem custos com maquininha ou caixa para troco. Além disso, as tarifas do Pix serão bem mais baratas que as de outros meios de pagamento”, informa a Superintendência.
O que é “chave Pix”?
São dados que podem identificar o cliente e que serão vinculados à conta corrente ou poupança, em substituição aos dados bancários, facilitando a jornada do usuário para os serviços de transferência e pagamento. As chaves Pix podem ser: CPF/CNPJ; Celular; E-mail; ou Chave aleatória – um número aleatório gerado pelo sistema, para quem não quiser informar os outros dados cadastrais.
O cliente que não vincular uma chave à conta bancária, também poderá enviar ou receber transações pelo Pix, mas terá que continuar informando todos os dados bancários, a exemplo do que ocorre para as transferências tradicionais de TED e DOC.
O que é Chave Aleatória?
É um conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente, que identificará a conta para o recebimento do recurso.É uma opção de chave para o cliente que não deseja compartilhar dados pessoais.
Há limites de quantidade de chaves a serem cadastradas pelo cliente?
Sim, para o cliente PF será permitida a criação de até 5 chaves por conta e para o cliente PJ, será possível criar até 20 chaves por conta. A mesma chave não poderá estar vinculada a mais de uma conta, pois assim não será possível identificar para qual conta o recurso será enviado.
O cliente precisa ir a uma agência para cadastrar a chave Pix?
Não. O cadastramento da chave será iniciado a partir de 05/10/2020 e será priorizado nos canais digitais Internet Bancking, App CAIXA e CAIXA TEM. O cliente poderá procurar a agência e os empregados devem esclarecer eventuais dúvidas.
Quais clientes poderão utilizar o Pix?
Clientes correntistas CAIXA Pessoa Física e Jurídica, detentores de contas de depósito à vista, poupança ou conta digital.
Quais transações podem ser realizadas utilizando o Pix?
Transferências (envio e recebimentos de valores): Pagamentos ao governo; Pagamentos de contas e faturas: água, luz, telefone, etc; E-commerce.
Quem pode enviar um Pix pra quem?
Os pagamentos instantâneos poderão ser efetuados: De pessoa física para pessoa física; De pessoa para estabelecimentos comerciais, incluindo comércio eletrônico; De empresa para empresa (como pagamento a fornecedores); De pessoas e empresas para entes governamentais (pagamento de impostos, por exemplo); De empresas para pessoas (pagamento de salários e benefícios sociais).
O Pix é um aplicativo?
Não. O Pix é um meio de pagamento que estará disponível nos canais digitais da CAIXA. A partir do dia 05/10/2020 o cadastramento de chaves Pix poderão ser realizadas pelo App CAIXA – mobile banking.
É possível cancelar um Pix?
O cliente somente poderá alterar o valor a ser pago ou cancelar a transação antes da confirmação do pagamento. Feita a confirmação, a transação não poderá ser cancelada, pois a liquidação do PIX ocorre em tempo real. Nesses casos, o cliente deve negociar com o recebedor a devolução do valor pago.
É possível pedir a devolução de um Pix?
Sim. A devolução é uma funcionalidade disponível no PIX que sempre será iniciada pelo recebedor.
As transações terão comprovante?
Sim. Tanto o pagador quanto o recebedor receberão comprovantes eletrônicos da transação.
Qual a diferença entre Pix e TED/DOC?
Na TED/DOC o pagador precisa conhecer e digitar os dados do recebedor, como seu banco, CPF/CNPJ, número da agência e tipo de conta. Esses serviços estão disponíveis apenas em dias úteis e em horários determinados e possuem cobrança de tarifas. Com o Pix, o pagador e o recebedor são notificados quando a transação é realizada,comprovando a transação, que poderá ocorrer em qualquer hora do dia, em tempo real.
Com a chegada do Pix, as transferências por TED e DOC continuam funcionando?
Sim. O Pix será mais uma opção de pagamento dentre todas as que já existem.
Qual a diferença entre Pix e Boleto?
O pagamento de um boleto é realizado mediante a leitura ou digitação do código de barras, está disponível somente em dias úteis, nenhuma das partes recebe notificação sobre a conclusão da transação e a compensação pode demorar alguns dias. Com o Pix, o pagador deve ler o QR Code do recebedor, a qualquer hora do dia, com a garantia da notificação da efetivação, que deve ocorrer em até 10 segundos.
Qual a diferença entre o Pix e os Cartões de Débito e Crédito?
Os pagamentos com cartões em meio físico dependem do objeto cartão de débito ou crédito. No Pix, todas as transações são efetuadas pelo celular, dispensando o uso dos plásticos e de maquinhas. Ressaltamos que o cartão de crédito oferece ao cliente uma linha de crédito específica para a realização de compras (limite do cartão). Diferentemente, o Pix não é uma operação de crédito.
É possível agendar um Pix?
Sim. Esse é o chamado “Pix agendado”. A opção consiste na possibilidade de o usuário agendar a realização de um Pix para determinada data futura, semelhante ao DOC e pagamento de boletos. Neste momento ainda não há detalhes de como deve funcionar o agendamento de pagamentos pelo Pix.
Quais serão os valores limites para operações realizadas no Pix?
Serão adotados os valores limites diários para o Pix em cada canal, conforme a tabela abaixo:
Contas PF 001, 002, 013,023:
Operação via Smartphone (Validado no ATM): Até R$ 10.000
Operação via IBC/ Smartphone ( Sem validação no ATM): Até R$ 1.500
Contas PJ 003, 006, 013, 022, NSGD:
Operação via Smartphone (Validado no ATM): Até R$ 20.000
Operação via IBC/ Smartphone ( Sem validação no ATM): Até R$ 1.500
*No aplicativo Caixa Tem, o valor limite por transação será de R$600,00 e as transações serão, temporariamente, apenas para clientes PF.
É possível realizar transações com Pix via QR Code?
Sim, o cliente poderá criar QR Code de pagamento e usar QR Code criados por outras pessoas e empresas para realizar pagamentos. A criação de QR Code poderá ser realizada nos canais digitais Internet Banking, App Caixa e CAIXA TEM.
O QR Code pode ser lido por qualquer smartphone através da captura da imagem com a câmera do celular pelo app CAIXA, em menu específico para o Pix, a ser disponibilizado em novembro de 2020. O Pix disponibilizará QR Code de dois tipos:
QR Code Estático: poderá ser gerado uma única vez e usado em múltiplas transações; o no ato do pagamento, permite que o pagador indique o valor do pagamento ou pode ter o valor fixo; o Indicado para pessoas físicas e comerciantes varejistas.
QR Code Dinâmico: a cada transação é gerado um novo código; permite incluir informações adicionais à transação específica, como a data de expiração ou identificação do pagador; o facilita a conciliação e a automação comercial.