Acontece nesta sexta-feira, a segunda reunião do Grupo de Trabalho (GT) Saúde Caixa por videoconferência. O primeiro encontro foi há uma semana, no dia 14 de janeiro. A criação do GT era cobrada desde a assinatura do último Acordo Coletivo da Caixa, como reivindicação de representantes dos usuários, para a elaboração de uma proposta de formato de custeio e de gestão para o plano, até o dia 31 de julho de 2021.
Os integrantes indicados pelos representantes dos empregados são: Fabiana Uehara, Leonardo Quadros, Sérgio Amorim, Alexandro Livramento, Lilian Minchin, Marilde Zarpellon e Márcia Krambeck, diretora de Saúde da AEA-PR e membro do Conselho de Usuários do Saúde Caixa.
Durante a primeira reunião, representantes da Caixa informaram que seria apresentado relatório atuarial do Saúde Caixa do ano passado ao Conselho, nesta semana. As informações serão “niveladas” quanto a possibilidade de divulgação e, para resguardo dos dados, os membros do GT deverão assinar um termo de confidencialidade. Devem ser apresentados também os parâmetros definidos para as análises atuariais pela nova empresa contratada na licitação de 2020.
O GT se reunirá sempre às quintas-feiras, das 14h às 16h. A proposta de formato de custeio elaborada pelo grupo deverá ser avaliada pela Mesa Permanente. Depois, a proposta será encaminhada ao conhecimento dos empregados para votação até 31 de agosto de 2021. A proposta aprovada será implementada até 2 de janeiro de 2022.
Os representantes dos empregados reafirmam a necessidade de garantir o pacto intergeracional, o mutualismo e a solidariedade na construção de uma nova proposta para o Saúde Caixa.