Novos golpes estão atingindo aposentados de todo Brasil e demandam alerta. Um deles diz respeito à vacinação contra o Coronavírus. Os criminosos enviam mensagens pelo whatsapp em nome do Ministério da Saúde, oferecendo agendamento da vacina, solicitam dados e induzem a clicar em links que levam à clonagem do aparelho.
No outro novo golpe, os criminosos ligam para aposentados informando ser do INSS, com orientações para realização da Prova de vida. “Na ligação, são falados todos os dados pessoais e enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo. A pessoa que fala é muito segura”, alerta o INSS.
Algumas associadas da AEA-PR informaram que já receberam esta ligação. O INSS afirma que não faz nenhum contato por telefone para procedimento de prova de vida, por isso, no caso de recebimento dessa ligação deve-se desligar o telefone e não informar nenhum dado.
Avalia-se que esse golpe começou a ser aplicado com a ampliação da prova de vida por biometria facial, realizada por meio de aplicativo. Saiba mais sobre isto, clicando aqui.
Veja como é realizada a comunicação do INSS com o segurado:
O INSS entra em contato com o cidadão em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e, em nenhum momento solicita qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas.
O segurado pode receber um e-mail, um SMS, uma carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, Central de Atendimento 135, ou SMS identificado como 280-41.
O segurado é contatado por meio das informações fornecidas em seu cadastro (e-mail, telefone e endereço) e, por isso, é importante que mantenha o seu cadastro junto ao INSS atualizado com os dados para contato. A atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio da Central 135.
Por sua vez, quando o segurado entra em contato com o INSS, o Instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade do interessado e para que seja respeitado o sigilo das informações.
Caso o cidadão notificado tenha alguma dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS para ter mais informações. Poderá ainda buscar atendimento por meio do chat humanizado da assistente virtual do INSS, a Helô.