Uma boa notícia entre tantos desafios atuais. Em encontro virtual promovido pela Fenacef, na última sexta-feira (29), diretores eleitos da Funcef afirmaram que apesar das expectativas bastante negativas, por conta dos impactos econômicos drásticos em diversos setores relacionados à pandemia do novo corona vírus, a Funcef conseguiu resultados expressivos em 2020.
Os números finais do balanço de 2020 aguardam aprovação da auditoria para serem divulgados – o que deve acontecer no mês de março – mas os diretores adiantaram valores que apontam para um cenário de melhora global dos planos. Um dos fatores mais importantes foi a valorização expressiva da Vale, no último trimestre, relatam.
Segundo Délvio de Brito, a atual situação superavitária do REG Replan Não saldado permite vislumbrar a possibilidade de uma redução do equacionamento do plano ainda para este ano.
O REG Replan também aponta para uma considerável redução no déficit. “Da casa dos bilhões para milhões”, diz Delvio, o que se permanecer poderá resultar em uma redução das contribuições extraordinárias para o próximo ano. As ações da Invepar são as que mais preocupam no momento.
Délvio citou ainda a viabilidade de extensão dos prazos dos planos de equacionamento, sem impactar a solvência. “O Conselho Deliberativo da Funcef aguarda anuência por parte da Caixa para dar encaminhamento à essa medida, que poderá gerar uma redução da alíquota em torno de 15%”, afirma o diretor.
Os diretores eleitos destacaram ainda a diminuição de despesas administrativas da Funcef em 2020, relacionadas também ao trabalho remoto e à redução de viagens, e redução do Contenciosos judicial, devido à mudança de entendimento dos Tribunais sobre a responsabilidade dos Fundos em ações trabalhistas, como em causas relacionadas à pagamento de horas extras, por exemplo.
Ampla participação
O encontro virtual, coordenado pelo Presidente da Fenacef, Edgard A. Bastos Lima e a Vice-presidente, Maria Lúcia Cavalcante Dejavite, contou com a participação de 717 pessoas. Participaram como convidados o Diretor de Benefícios da Funcef, Délvio Joaquim Lopes de Brito, o Diretor de Planejamento e Controladoria, Max Mauran Pantoja da Costa, e o Diretor de Administração, Antônio Augusto de Miranda.
Outros assuntos de interesse abordados na live foram: Contencioso judicial, Provisionamento Mulheres Pré 78, Situação atual da ação Mulheres Pré-78, Operação Greenfield, Convênio INSS x CAIXA x FUNCEF e Margem consignável.
Para conferir como foi basta acessar a gravação pelo link: https://event.webinarjam.com/go/replay/31/m22ylf7ph4nu3pug