24 de janeiro de 2022
As atividades físicas já faziam parte da vida do economiário Eloir Batista Lopes, quanto estava na ativa. Depois de sair do trabalho, costumava pedalar alguns dias da semana pelas ruas do bairro onde morava, ainda em Curitiba. Depois da aposentadoria, os exercícios ganharam mais espaço na rotina do associado e passaram a representar uma importante estratégia para chegar à terceira idade, com muita qualidade de vida.
“Depois que me aposentei, intensifiquei as pedaladas e comecei também a caminhar. Da caminhada, evoluí para a corrida. Nesses últimos quatro anos, corria de segunda à sexta.Hoje corro cerca de 8km por dia”, conta Eloir.
Com 59 anos, e morando agora em Cascavel, Eloir é exemplo de que se movimentar e dedicar energia a atividades físicas é um importante investimento. “É o momento de adquirir uma poupança de saúde, musculatura e bem estar para a velhice. Hoje estou quase com 60 anos, sem comorbidades, sem dores ou doenças que comprometem essa fase da vida”, conta.
Em outubro do ano passado, o associado também começou a fazer academia, para fortalecer os músculos e não perder massa muscular. Hoje, corre pelo menos três vezes por semana, pedala cerca de 40 km a cada duas semanas e vai diariamente à academia, além de aproveitar os afazeres do dia a dia como oportunidades para se movimentar.
“Vou ao supermercado e ao centro a pé. Tudo que posso faço a pé para poder me exercitar. Como diz o Dr. Drauzio Varella, se você não faz nada, se subir um lance de escada, já é um começo. Se você for a pé ao mercado ou à padaria, já é um começo”, sugere.
A alimentação saudável também é prioridade no dia a dia de Eloir, sendo também fundamental para garantir disposição para as atividades físicas. “Deixei as gorduras de lado, as bolachas, e coloquei na rotina muita água, muitas frutas e vegetais. Assim ficamos com organismo mais saudável”, recomenda.
Para quem precisa de um incentivo para começar, a dica do aposentado é encontrar o que gosta e ter persistência. “Você tem que achar uma atividade que te dá prazer. Comece caminhando na sua redondeza, num parque que você gosta. Faça o exercício que puder, mas saia da ‘paradeira’. Comece e faça dentro do seu limite, mas faça sempre. A cada dia, a cada mês, vai aumentando sua meta”, recomenda.
Além do bem estar físico, Eloir destaca a importância de uma rotina com atividades físicas para saúde mental. “Seu corpo é sua moradia. Se ele estiver ruim você será uma pessoa doente, com problema de coração, que não pode acompanhar amigos ou família num passeio. A alegria gerada ao fazer um exercício também evita a depressão, além de gerar amizades com aqueles que conhece ou encontra ao fazer essas atividades”, destaca.
Artigos Relacionados
Nova diretoria e conselheiros da AEA-PR tomam posse
Na terça-feira, 10 de dezembro de 2024, a AEA-PR realizou a posse oficial da diretoria executiva e dos conselheiros eleitos para a gestão do triênio 2025-2027. O evento foi na sede da associação, em Curitiba, com a presença dos representantes e associados. A cerimônia...
Dica Saúde Caixa: Cuidar da saúde é o melhor presente de fim de ano
Com a chegada das festas de fim de ano, é comum focarmos em presentes e celebrações. Contudo, o melhor presente que podemos oferecer a nós mesmos e a quem amamos é cuidar da saúde. Nesta época de viagens, eventos e rotinas intensas, alguns cuidados podem fazer a...
AEA-PR entrega doações para a Associação Amigas da Mama
A AEA-PR realizou, na última semana, a entrega de dezenas de produtos para a Associação Amigas da Mama (AAMA), em Curitiba. As doações foram arrecadadas com o apoio de associados ao longo do mês de outubro, período dedicado à conscientização sobre o câncer de mama na...