Conselho de Usuários do Saúde Caixa realiza última reunião de 2024

16 de dezembro de 2024

No dia 11 de dezembro, foi realizada a quarta reunião ordinária trimestral de 2024 do Conselho de Usuários do Saúde Caixa. Realizada virtualmente, a reunião teve a participação dos conselheiros eleitos e representantes da Gesad. Além delas, foi realizada uma reunião extraordinária proposta pelos Conselheiros eleitos, no decorrer do ano.

A proposta de pauta, validada pela Fenacef,  foi incluída em Ofício direcionado ao Vice-Presidente de Pessoas, o qual foi entregue à Consultora do Presidente da Caixa, Salete Cavalcanti, durante o 44° Simpósio de Fenacef, no início de dezembro, em Alagoas.

“A pauta inicial, proposta pelos Conselheiros Eleitos e aprovada pela Fenacef, previa uma ampla análise de dados para identificar a regularidade de receitas e despesas, o saneamento de saldo devedor e cobranças indevidas por parte de prestadores.  A despeito do pedido, a reunião teve apenas caráter informativo”, afirmou Márcia Krambeck, membro do Conselho de Usuários e diretora de Saúde da AEA-PR.

 

Principais pautas discutidas

  1. Análise financeira: Apresentados valores de receitas e despesas até outubro de 2024. Possibilidade das contas ficarem em equilíbrio.
  2. Regularização de saldo devedor: Conselheiros questionaram as cobranças de saldo devedor (PAMS, Saúde Caixa), o retorno das antecipações de pagamentos dos convênios de reciprocidade e a origem da inadimplência de 1,37% nas arrecadações do plano. Foram esclarecidas questões sobre inadimplência, atribuída principalmente a margens comprometidas e ausência de saldo nas contas para débito.
  3. Cobranças excessivas/indevidas: Usuários e auditores apontaram cobrança de valores expressivos (acima do previsto). Os conselheiros ressaltaram que estimulam continuamente a conferência dos descontos referentes à utilização do plano e orientam usuários a não assinarem guias antes da realização dos atendimentos. A Gesad afirma que vem orientando credenciados que têm dificuldade em enviar os demonstrativos de pagamento e que está acompanhando os pagamentos ocorridos.
  4.  Minimização de custos: Medidas para evitar cobranças indevidas e alterações em pacotes de serviços.
  5. Credenciamento estratégico: Foi apresentado quadro de credenciamentos efetivados por região e esclarecimentos sobre descredenciamentos, geralmente ocasionados por  encerramento de atividades de parceiros.
  6. Relatório atuarial: A empresa Wedan, que presta serviço de análise atuarial, apresentou relatório parcial de 2024 e projeções para 2025, comparando o Saúde Caixa a outros planos de autogestão. Os conselheiros apontaram inconsistências no documento e solicitaram uma reunião extraordinária. Também apontaram a necessidade de aprofundar os estudos sobre proposta para revisão de valores considerando idade e renda como critérios de cobrança.

“Os Conselheiros também voltaram a exigir acesso a dados integrais e maior transparência nos demonstrativos de arrecadação e dispêndio, conforme previsto no Regulamento do Conselho constante em ACT”, relatou Márcia Krambeck.

Benefícios e atualizações

Entre as atualizações, destacam-se:

  • Convênios com óticas: Parceria com redes como Diniz, Carol e Vision, oferecendo descontos de 10% a 20% em mais de 3.100 lojas.
  • Melhorias no aplicativo: Um novo sistema está em fase de testes, com previsão de implantação no segundo semestre de 2025, prometendo maior transparência e facilidade para os usuários acompanharem suas demandas.
  • Pesquisa de satisfação: Concluída no início de dezembro, seus resultados serão apresentados em fevereiro de 2025.

Reuniões programadas para 2025

As reuniões ordinárias do Conselho já estão agendadas para as terceiras semanas de março, junho, setembro e dezembro de 2025. Além disso, uma reunião extraordinária foi solicitada para fevereiro de 2025, com o objetivo de analisar o retorno das propostas apresentadas e discutir complementações no relatório atuarial.

Artigos Relacionados

Reunião de representantes regionais é marcada por muita informação

Reunião de representantes regionais é marcada por muita informação

A AEA-PR promoveu na última quinta-feira uma reunião com a diretoria e doze representantes regionais,  na sede em Curitiba. A reunião iniciou com a apresentação individual dos participantes seguida por uma fala do presidente Valfrido Oliveira. “Nosso desafio enquanto...