Os representantes do Conselho de Usuários do Saúde Caixa, gestão 2020 – 2022, enviaram uma carta à Vice-Presidência de Logística e Operações (VILOP) e à Vice Presidência de Estratégia e Pessoas (VIEPE), demando melhorias no atendimento e uma maior humanização do Plano.
“O Conselho tem atuado de forma incansável tanto no atendimento dos colegas, como na sinalização à Caixa de medidas importantes para minimizar os problemas, que infelizmente ocorreram com a primeira implantação da Central de Atendimento, em 2017, implantada por orientação legal pela ANS”, salienta Marcia B. Lacerda Krambeck, Conselheira Eleita e diretora de Saúde da AEA/PR.
O conteúdo da Carta segue abaixo:
A
Vice-Presidência Logística e Operações – VILOP
Sr. Antônio Carlos Ferreira de Sousa
Vice Presidência Estratégia e Pessoas VIEPE
Sra. Magda Lúcia Dias Cardoso de Carvalho
O Conselho de Usuários do Saúde Caixa Eleito vem solicitar de V.Sas. providências quanto à gestão do plano de saúde dos empregados da Caixa.
Quando das mudanças nas áreas administrativas da Caixa, entre elas a extinção da Vice presidência de Pessoas e a GESAP, este Conselho manifestou sua profunda preocupação com o destino do Saúde Caixa, sob a administração da área de logística e de cobrança, encaminhando correspondências com descritivo de processos e fluxos, que demonstravam o volume, a diversidade de atividades e a necessidade de atuação próxima dos usuários.
A notícia de que as GIPES remanescentes seriam transformadas em representações, causou-nos indignação pela falta de respeito aos usuários, naquele momento de completa desordem social causada pela pandemia, tanto entre os empregados ativos, como entre os empregados aposentados.
Na mesma ocasião, o Conselho de Usuários Eleito apresentou à Caixa, em reunião, as inúmeras reclamações quanto ao retorno falho da Central de Atendimento do plano, que gerava grande desconforto e transtorno na vida dos usuários. Foi anunciado, então, que estava em licitação uma nova empresa para a Central de Atendimento, com previsão de migração nesse segundo semestre de 2021 e que essa migração não teria sobressaltos.
Lembramos que o Conselho de Usuários teve papel fundamental na orientação e apoio aos usuários e à CAIXA, esclarecendo dúvidas e evitando a abertura de NITs junto à ANS, que trazem ônus ao Saúde CAIXA, quando houveram problemas com a implantação da Central do Saúde Caixa, à época.
Não obstante essas afirmações, o que se mostra é o caos total no atendimento ao usuário, sistemas inoperantes, respostas do whatsapp após vinte e quatro horas, cobranças indevidas, descredenciamentos por falta de pagamentos aos serviços prestados, negativas de tratamentos já iniciados, entre outros. O número de reclamações assusta mesmo aos conselheiros que acompanharam de perto a criação da Central de Atendimento e que, agora, veem todo o trabalho desaparecer num processo de substituição de empresas, sem que se fizesse a devida preparação para tal.
A situação de desmonte do Saúde Caixa terá consequência junto à ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, em decorrência das reclamações e a CAIXA ,como operadora, responderá legalmente, pois é responsável por gerir e viabilizar o funcionamento do plano. Além disso, outra consequência será o prejuízo financeiro para o Saúde Caixa e para os próprios usuários, que têm participação nas despesas administrativas do plano.
O Conselho de Usuários Eleito tem extrapolado seu papel, nas 24 horas do dia, atendendo aos colegas adoecidos, internados em UTIs, aos seus familiares em desespero por falta de retorno da central de atendimento.
A Caixa é a responsável pela gestão e administração do plano e, como tal, deve tomar providências urgentes para que o atendimento ao usuário seja normalizado. O momento exige uma força tarefa para a regularização das dificuldades causadas por empresa despreparada para assumir o contrato, a qual devem ser impostas as penalidades previstas em contrato, sendo que esta força tarefa deve ocorrer, destacando-se colegas que estavam nas coordenações do Saúde CAIXA e que podem , pelo conhecimento acumulado ao longo do tempo, viabilizar regularizações tempestivas, que o momento necessita.
Em 2021, houve significativo aumento nas arrecadações, tanto na coparticipação quanto nas mensalidades do plano, alcançando um percentual em torno de, no mínimo, 70%. A gestão de assistência à Saúde, dentro da área de RH da empresa, é a mais econômica, em relação às outras modalidades, devendo ser a meta principal para a oferta sustentável de assistência à saúde dos empregados. Temos que atuar efetivamente juntos, empresa e empregados, para que o Saúde CAIXA seja regularizado, mantido dentro da área de RH da empresa e os recursos hoje disponíveis sejam utilizados para sua manutenção e custeio direto.
Em reunião do Conselho de Usuários Eleito com a Caixa, salientamos a importância do tratamento humanizado, para melhorar a condição de vida das pessoas e que o Saúde Caixa deveria fazer parte da mudança na vida dos colegas. ” Precisamos trabalhar com o humanismo no atendimento à saúde”. É com esse pensamento que esperamos imediato retorno e ação da Caixa no trato do Saúde Caixa.
Atenciosamente,
Zuleida Martins Rosa
Coordenadora do Conselho de Usuários Eleito