26 de março de 2025

Está terminando o Mês das Mulheres, e para encerrar esse período, a AEA-PR homenageia mulheres que conseguiram feitos impensáveis ao longo de suas vidas, e servem de exemplo para as gerações seguintes. Conheça, a seguir, algumas histórias e obras marcantes sobre as conquistas de mulheres por todo o mundo.
Segunda servidora pública brasileira
A paulistana Bertha Lutz, nascida em 1894, ajudou a abrir caminho para todas as mulheres brasileiras com carreira setor público. Bióloga e pesquisadora, ela foi somente a segunda mulher a assumir um cargo público no país, quando se tornou secretária e pesquisadora do Museu Nacional do Rio de Janeiro, em 1919. Na época, não era permitida a participação de mulheres em concursos públicos, obrigando Bertha entrar na justiça antes de assumir a posição. Pouco tempo depois, foi promovida a chefe do departamento de Botânica do Museu.
Além de um exemplo na carreira de servidora pública, Bertha foi uma importante figura política, em um período em que a grande maioria das pessoas nesse meio era formada por homens. Aos 40 anos, ela se candidatou a deputada federal, sendo eleita suplente, até que finalmente assumiu a posição em 1936, após o falecimento de Cândido Pessoa. Assim, ela se tornava a segunda mulher a ocupar o cargo na história do Brasil.
Na política, ela lutou para garantir os direitos políticos e jurídicos das mulheres, o que a levou em 1945 à Conferência de São Francisco, onde representou o Brasil e defendeu essas pautas perante 51 países.
Ajuda aos mais vulneráveis
Outra mulher importante na história do país foi Zilda Arns, que teve décadas de ajuda a crianças e idosos em situação de vulnerabilidade. Nascida em 1934, Zilda foi uma das primeiras mulheres a se formarem em medicina no estado – curso que escolheu justamente para poder ajudar os mais necessitados.
Ao longo de sua trajetória, ela se tornou um símbolo da luta contra a mortalidade infantil, na defesa da saúde pública e na luta por justiça social, posição que alcançou ao fundar a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa. Ela recebeu prêmios e homenagens em todo o mundo devido aos seus esforços, ganhando também uma homenagem em Curitiba – o Museu da Vida, criado pela Pastoral da Criança com o objetivo de preservar a sua memória.
“A Pastoral da Criança, desde o início, teve a preocupação não só de reduzir a mortalidade infantil e a desnutrição, mas também de promover a paz nas famílias e comunidades, pelas atitudes de solidariedade e a partilha do saber a todas as famílias” – Zilda Arns
Ganhadora de dois Prêmios Nobel
Já na área acadêmica, o exemplo mais conhecido é o de Marie Curie, física e química francesa nascida em 1867. Ela está eternizada como a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, e única mulher a fazê-lo duas vezes, além de ser a primeira pessoa a atingir o feito mais de uma vez.
Curie se destacou por importantes descobertas no meio da radioatividade – termo cunhado por ela – ingressando em duas áreas dominadas por homens: a científica e a militar. Na Primeira Guerra Mundial, ela desenvolveu unidades de radiografia móvel para fornecer serviços de raio-X a hospitais de campanha, que eram unidades médicas móveis responsáveis pelo cuidado de soldados.
Filmes e séries
Existem também diversos filmes e séries que trazem histórias reais ou fictícias sobre as conquistas e lutas de mulheres ao longo dos anos. Saiba mais sobre alguns deles:
Estrelas Além do Tempo
Sinopse: Filme americano de 2016, baseado em livro de mesmo nome, que traz a história real de três mulheres pretas – Katherine Goble Johnson, Dorothy Vaughan, and Mary Jackson – que eram cientistas da NASA na década 1960, durante a Corrida Espacial, e tiveram grandes contribuições para levar o primeiro ser-humano ao espaço.
Onde assistir: Disney Plus
A Jovem e o Mar
Sinopse: Filme de 2024 baseado na história da nadadora olímpica estadunidense Gertrude Ederle, que foi a primeira mulher a atravessar a nado o Canal da Mancha, que liga Inglaterra e França. O feito aconteceu em 1926, com uma duração recorde na época de 14 horas e 39 minutos para percorrer 56 km.
Onde assistir: Disney Plus
Que Horas Ela Volta?
Sinopse: Filme de 2015 que traz a história de Val, uma mulher que se muda para São Paulo em busca de emprego, deixando sua filha Jéssica sob os cuidados do avô. Treze anos depois, quando Val tinha “estabilidade” trabalhando como empregada doméstica, Jéssica visita a mãe em uma viagem para prestar vestibular na capital paulista, e expõe os problemas na relação de Val com os patrões.
Onde assistir: Netflix
The Crown
Sinopse: The Crown é uma série britânico-americana inspirada na trajetória de Elizabeth II, rainha do Reino Unido entre 1952 e 2022 – data de sua morte. Embora também inclua elementos de ficção, as cinco temporadas da série cobrem a trajetória da rainha desde 1947, quando se casou, até 2005.
Onde assistir: Netflix
CLIQUE AQUI e conheça outros filmes de protagonismo feminino
Artigos Relacionados
Que tal conhecer o Pilates?
Já pensou em experimentar uma atividade que fortalece o corpo e relaxa a mente? Se você deseja melhorar sua postura, aumentar a flexibilidade e reduzir dores, essa é a sua chance de conhecer o Pilates! A Clínica Thomaz Maier convida os associados da AEA-PR para um...
Descubra os sabores e a história do café na Rota do Café
A regional de Londrina da AEA-PR convida associados para uma experiência na Rota do Café, que combina história, natureza, sustentabilidade e gastronomia. O passeio acontecerá no dia 3 de maio, com saída de Londrina, havendo um mínimo de 14 inscritos. Uma jornada...
Participe da caminhada na Rota das Colônias
Localizada em São José dos Pinhais, a Rota das Colônias é uma boa oportunidade para explorar o belo e diversificado patrimônio cultural e natural da região, e, em 4 de abril (sexta-feira), a AEA-PR convida os associados para participar de uma caminhada para conhecer...