15 de janeiro de 2025

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve reeditar, nos próximos dias, a portaria que garante a não suspensão ou bloqueio de benefícios previdenciários e sociais por falta de prova de vida. A portaria que estabelecia essa regra expirou em 31 de dezembro de 2024.
Até que a nova portaria seja publicada, não há motivo para preocupação para aposentados e pensionistas da Caixa, já que a prova de vida, realizada anualmente pelo INSS, passou a ser feita de forma automática por meio de consultas a dados recebidos de outros órgãos públicos federais.
Basta que o cidadão interaja com serviços públicos ou privados, como:
- Sacar o benefício com biometria no banco;
- Realizar uma consulta médica pelo SUS;
- Renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou emitir passaporte;
- Votar nas eleições;
- Fazer a declaração anual de Imposto de Renda;
- Realizar a prova de vida da Funcef.
Atualmente, o INSS não está notificando ou bloqueando pagamentos de nenhum segurado.
Como saber se sua prova de vida está em dia?
O segurado pode acessar o aplicativo ou site Meu INSS ou ligar para a Central de Atendimento Telefônico 135 para verificar a data da última confirmação de vida feita pelo INSS.
Atenção a golpes
O INSS alerta que não envia SMS com número de telefone para a realização da prova de vida.
Golpes recorrentes têm sido registrados, como o de falsos funcionários que visitam a casa de segurados alegando realizar a prova de vida, pedindo documentos e fotos. Trata-se de uma armadilha para roubo de dados.
Outra prática comum envolve o envio de mensagens no celular (SMS) com o texto: “PREVIDÊNCIA SOCIAL: Seu teste de vida se encontra pendente. Evite o bloqueio do seu benefício. Contate: 4XXX-2266.”
Em caso de dúvida, o beneficiário deve anotar o nome completo e a matrícula do suposto servidor e ligar gratuitamente para a Central de Atendimento 135 para confirmar se a pessoa realmente pertence ao INSS.
Artigos Relacionados
São anunciados os atletas que vão representar a AEA-PR nos Jogos da Fenacef 2025
Nesta terça-feira (25/02) foram divulgados os resultados das seletivas para os Jogos da Fenacef 2025, que acontecem em Brasília. Os testes foram realizados entre 19 e 21 de fevereiro, com atletas de todo o estado que tenham, no mínimo, 50 anos de idade. As seletivas...
Funcef divulga Política de Investimentos até 2029
A Funcef divulgou recentemente a Política de Investimentos para os próximos cinco anos. O documento define os objetivos e as estratégias de alocação dos Recursos Garantidores dos Planos de Benefícios (RGPB) que irão orientar a gestão de ativos de cada plano, de acordo...
Diretores da AEA-PR participam de reunião com a Gesad para discutir melhorias no Saúde Caixa
Na quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025, representantes da AEA-PR participaram de uma reunião com a Gerência Executiva do Saúde Caixa (Gesad) promovida pela Fenacef, com a presença de representantes das AEA’s do Paraná, Piauí, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Bahia. A...