A Chapa 1 – Movimento pela Saúde – venceu a eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa, na última sexta-feira, com 77 % dos votos válidos. A Chapa 1 teve 16.652 votantes, contra 3.462 votos para a chapa 3 e 1.275 para a chapa 2. A votação ocorreu entre os dias 3 e 7 de fevereiro por meio de sistema eletrônico.
“Nossa campanha demandou estudo, compartilhamento de opiniões e principalmente ouvir, com muita atenção, todos os anseios dos empregados e aposentados da Caixa – e foi pautada no respeito entre diferentes entidades que se uniram em um só propósito”, declarou a chapa.
Márcia Krambeck, diretora de Saúde da AEA-PR, foi uma das indicadas da Fenacef para compor a Chapa. Na última gestão, mesmo com suplente, Márcia esteve em diversas ações, especialmente lutando contra a Resolução 23 da CGPAR – que impõe diversas limitações aos benefícios de assistência à Saúde – e que se manteve presente e atuante em encontros promovidos pela AEA-PR para informar os aposentados e levar suas reclamações e demandas ao Saúde Caixa. “Agradeço o apoio de todos colegas e mantenho minha disponibilidade para compartilhar e construir juntos”, afirma Márcia.
O Conselho de Usuários
O Conselho de Usuários foi criado em 2004 como instrumento de maior transparência e possibilidade de acompanhamento da gestão financeira e administrativa do plano de saúde dos empregados da Caixa. O mandato é de 36 meses.
O fórum possui caráter consultivo e é composto de forma paritária por cinco membros titulares eleitos pelos participantes e por cinco indicados pela Caixa, além de seus suplentes. A criação e composição paritária do conselho foi uma conquista da luta coletiva dos empregados da Caixa, por meio de suas entidades associativas e sindicais.