Após o anúncio de encerramento de mandato de membros eleitos dos Conselhos Deliberativo e Fiscal , a Funcef abriu, nesta sexta-feira, inscrição para os interessados em formar chapas para concorrer à vaga de Conselheiro Deliberativo, Conselheiro Fiscal e suplente para os dois postos. A votação on-line será de 22 a 24 de julho deste ano. Em razão da atual pandemia, todo o processo será feito de forma virtual.

As chapas deverão se inscrever na Comissão Eleitoral, no período de 21 até as 17h de 28 de maio de 2021, exclusivamente por meio de mensagem eletrônica de um dos candidatos para o e-mail comissaoeleitoralfuncef@funcef.com.br, informando o nome da chapa e dos candidatos às vagas e toda documentação solicitada. A Comissão Eleitoral divulgará no dia 2 de junho a lista de chapas inscritas.

Para se candidatar, é necessário ter ao menos dois anos em um dos planos e atender aos requisitos do Regulamento do Processo Eleitoral.  Os participantes terão até o dia 7 de junho para solicitar a impugnação de qualquer chapa que não atenda às exigências do Regulamento. Se houver esse tipo de pedido, os envolvidos terão até o dia 14 de junho para se defender e a Comissão Eleitoral apresentará o parecer no dia 16 de junho, sendo 23 de junho o prazo para substituição dos nomes.


A retomada das Eleições Funcef foi aprovada pelo Conselho Deliberativo no dia 11 de maio, após um longo período de debates jurídicos em torno do processo eleitoral. No início de abril, as duas chapas que concorriam nas eleições de 2020 se retiram do processo eleitoral em protesto contra decisão da Comissão Eleitoral da Funcef, que impugnou, no ano passado, praticamente todos os candidatos integrantes das duas Chapas inscritas – alegando “conflito de interesses”, por terem esses candidatos ações judiciais contra Funcef, consideradas mesmo as que objetivam acertos de direitos e valores.