Associados da AEA-PR assumem coordenação estadual da ONG Moradia e Cidadania

28 de fevereiro de 2025

A ONG Moradia e Cidadania, que há mais de duas décadas atua na promoção da inclusão social e no combate às desigualdades, inicia 2025 com mudanças na coordenação estadual no Paraná. 

Os novos representantes são associados da AEA-PR: Marilda Bueno, ex vice-presidente e atual membro do Conselho Deliberativo da Associação, é a nova coordenadora estadual e Hirotoshi Taminato exercerá o cargo de Vice Coordenador e, provisoriamente, também o de Gerente de Administração e Finanças.

“Pensei que mesmo depois da aposentadoria viver sem um propósito colaborativo seria uma uma pena, considerando que sempre estive envolvido em projetos sociais. Mais que questionar é importante colocar a mão na massa. Agora, junto à Marilda, que é muito alegre, proativa e colaborativa, estamos desenvolvendo um trabalho harmônico”, conta Taminato. 

A nova coordenação estadual assume a missão de dar continuidade e expandir iniciativas de geração de trabalho e renda, educação e assistência social, que já beneficiaram milhares de pessoas no estado. Entre os projetos em destaque estão cursos de qualificação profissional, apoio a empreendimentos solidários e ações de incentivo à educação para crianças e adolescentes.

“Esperamos deixar um legado com impacto positivo na comunidade beneficiada, principalmente os mais humildes, em situação de vulnerabilidade social. Fazer o bem faz bem!”, defende o vice-coordenador.  

 

História 

A história da ONG Moradia e Cidadania teve início em 1993,  quando empregados da Caixa criaram os Comitês de Ação da Cidadania no combate à fome e à miséria, do sociólogo Herbert de Souza (Betinho), e mais tarde, em 2000, foi criada a organização para integrar campanhas ao movimento.

Hoje, a atuação da ONG se amplia a promover a cidadania e o desenvolvimento sustentável, com ênfase no combate à fome e à miséria, educação, geração de trabalho e renda e proteção ao meio ambiente.

A organização possui atuação em todo território nacional por meio de 27 coordenações estaduais e 50 comitês de associados, com gestão participativa. A rede conta com aproximadamente 10.000 associados, em sua maioria empregados e aposentados da Caixa.

 

Apoio ao Rio Grande do Sul

 

Uma das mais importantes ações recentes realizadas pela ONG foi a campanha de apoio a vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. Durante três meses de arrecadação e oito meses de destinação dos recursos, a iniciativa gerou ações concretas de apoio a famílias atingidas pela maior tragédia climática do Rio Grande do Sul.

No total, foram arrecadados R$ 2.406.515,01, beneficiando cerca de 18.900 famílias – aproximadamente 75.600 pessoas – em 20 municípios, com destaque para o Vale do Taquari, Serra Gaúcha, Santa Maria, Pelotas e a Região Metropolitana de Porto Alegre. 

Ao longo da campanha, foram realizadas 408 ações e projetos, abrangendo desde o apoio emergencial até a reconstrução de lares e iniciativas estruturantes para a recuperação econômica das comunidades afetadas.

A mobilização contou com a participação de associados e voluntários da ONG, a Caixa e sua rede de agências, lotéricas, entidades representativas e parceiros locais. A gestão dos recursos foi conduzida por um Comitê Gestor, que garantiu a aplicação responsável de cada doação. Ao todo, foram realizadas 93 reuniões administrativas para aprovação e acompanhamento dos projetos.

Todos os registros e detalhes da destinação dos recursos estão disponíveis para consulta pública. O relatório completo pode ser acessado pelo link: https://moradiaecidadania.org.br/prestacao-de-contas-de-campanha-sos/.

 

Seja um voluntário

A Moradia e Cidadania convida todos interessados a conhecerem e apoiarem seus projetos. Mais informações sobre a atuação da ONG e formas de participação podem ser acessadas pelo site oficial ou pelas redes sociais da organização.

 

Acesse o site da ONG Moradia e Cidadania clicando aqui.

Artigos Relacionados

Reunião de representantes regionais é marcada por muita informação

Reunião de representantes regionais é marcada por muita informação

A AEA-PR promoveu na última quinta-feira uma reunião com a diretoria e doze representantes regionais,  na sede em Curitiba. A reunião iniciou com a apresentação individual dos participantes seguida por uma fala do presidente Valfrido Oliveira. “Nosso desafio enquanto...