O curitibano Silfredo Kalinowski adotou Londrina há 69 anos, quando assumiu a gerência da primeira agência da Caixa naquela cidade e fixou raízes na terra vermelha do norte do Paraná. O amor pela cidade lhe valeu, no último dia 18 de março, o título de Cidadão Honorário de Londrina, uma homenagem proposta pela vereadora e colega da Caixa, Sandra Graça.
Ao chegar à jovem cidade, em 1947, Silfredo não imaginava que se estabeleceria em Londrina para sempre. Incentivado por amigos, começou a adquirir lotes de terra e a plantar café, então o grande impulsionador da economia local, e tomou gosto pela atividade agropecuária. Foi um dos fundadores da Sociedade Rural do Paraná e do Sindicato Rural de Londrina.
Silfredo acreditou e investiu na cidade. Lutou para permanecer em Londrina, mesmo quando a Caixa oferecia promoções para assumir cargos em outras localidades conforme conta com a lucidez e vitalidade dos seus 104 anos. Aposentou-se em 1968, com 33 anos de Caixa, e continuou a morar na cidade.
A vereador Sandra Graça enalteceu o profissionalismo e o legado que Silfredo deixou para os sucessores. Lembrou também que paralelamente à competência profissional ele soube conciliar a vida familiar, com dedicação aos filhos Gilda Maria e Luiz Fernando, e à esposa Maria Santos Penteado de Almeida.
Cativante, tem muitos amigos na Caixa, onde é muito querido. É o sócio mais antigo da AEA-PR. No dia 03 de dezembro de 2011, às vésperas de completar 100 anos, na festa de encerramento do ano, de Londrina, recebeu homenagem da AEA-PR, com direito à queima de fogos.
Uma justa homenagem ao nosso querido associado. Parabéns, Silfredo.