22 de maio de 2025

Durante os Jogos Fenacef – ou qualquer outra competição esportiva – o principal foco costuma ser os atletas, mas outras pessoas são tão importantes quanto: os treinadores, que ajudam de alguma forma em todo o percurso.
Para os Jogos desse ano, os treinadores e coordenadores da AEA-PR estão trabalhando há meses para que o estado seja mais uma vez o campeão geral do evento, e as expectativas estão boas:
“Minha expectativa é que os atletas possam nadar com as técnicas trabalhadas durante o período de treinamento, obtendo cada um a seu melhor desempenho possível”, projeta a treinadora das equipes de Natação, Inge Dummer
Desde o início do ano
Para muitas das modalidades, a preparação para a competição vem acontecendo desde janeiro, com treinos semanais:
“Começamos o ano trabalhando bastante fundamentos técnicos, mobilidade, condicionamento físico, e depois vamos para os trabalhos voltados aos conceitos táticos que precisamos aplicar nos jogos”, explica o treinador da equipe de Vôlei de Quadra, Éverson da Silva.
Esse trabalho também traz desafios geográficos – muitas das equipes contam com atletas de fora de Curitiba, então a organização de treinamentos se torna um processo mais difícil: “Fazemos encontros a cada 3 semanas, durante um fim de semana – sábado e domingo – o que é importante porque temos muitos atletas do interior”, relata Mikael Lukachinski, treinador de Futsal.
Com a proximidade dos jogos, o ritmo dos trabalhos ainda passa por outras mudanças, para garantir que os atletas cheguem ao grande evento sem muito desgaste dos treinamentos: “Após o primeiro mês de treinos há um direcionamento específico para cada prova, focando em resistência, velocidade, saídas e chegadas. Já na semana que antecede os jogos se diminuiu a intensidade, fazendo apenas uma manutenção do ganho obtido e preservando a energia dos atletas para o dia da prova.”, afirma Inge.
Escolha dos atletas
Para os esportes coletivos, uma das responsabilidades mais importantes dos treinadores é a montagem da equipe, escolhendo os atletas que tragam maiores chances de título para a AEA-PR.
“Sempre procuro ser justo com todos os atletas, primeiro escolhendo por qualidade técnica, depois física e de obediência tática, sempre conciliando com a situação de bom relacionamento geral no grupo”, explica o treinador da equipe de Futebol Soçaite, Ribamar Denis, que participou das conquistas do ouro nas categorias 50+ e 65+ nos Jogos de 2024.

Já para o treinador de futsal, o aspecto físico é o principal fator para a seleção, devido ao ritmo mais intenso dos Jogos: “A seleção dos atletas passa por critérios técnicos, táticos, e principalmente físicos, por se tratar de uma semana de jogos muitos próximos, um seguido do outro”, diz Mikael.
Durante os jogos
O trabalho dos treinadores não fica restrito à preparação, durante a semana dos Jogos, eles ajudam como podem para manter as equipes performando bem, e fazer os ajustes certos para cada adversário, explica Ribamar:
“Nessa hora eu foco na condição dos atletas: clínica, física, técnica e vontade, sempre procurando escolher os melhores atletas para o início do jogo, e saber quando mudar se o atleta não corresponder em campo.”
Para o treinador da equipe de Vôlei, outro fator importante nesse período é a motivação dos atletas: “É necessário fazer com que todos estejam motivados e sabendo que podem ajudar o grupo, e que precisam estar preparados para isso, outro ponto importante é controlar a ansiedade para que consigam executar bem o que foi trabalhado.”
“Esse lado psicológico é sempre o ponto mais importante durante os jogos, pois quando estão focados, a qualidade do jogo é muito boa”, afirma Éverson da Silva

Jogos Fenacef 2025
Após passar por Curitiba em 2024, os Jogos Fenacef serão em Brasília nesse ano, entre os dias 25 e 30 de maio. Serão disputadas mais de 15 modalidades, incluindo esportes individuais e coletivos.
As partidas de Futebol Soçaite, Futsal e Vôlei de Quadra começam já na segunda-feira (26/05), com confrontos distribuídos ao longo de toda a semana. Já as provas de Natação são todas concentradas na quarta-feira (28/05), ao longo de todo o dia.
Artigos Relacionados
Julgamento de ações iniciadas pela AEA a respeito de Imposto de Renda sobre a contribuição extraordinária é prorrogado
Como já foi informado aos associados, a AEA-PR ingressou com ações judiciais questionando a incidência do Imposto de Renda sobre as contribuições extraordinárias pagas por seus associados, pedindo a declaração de não incidência do tributo ou a possibilidade de dedução...
Planejamento sucessório: como reduzir impostos e evitar conflitos familiares na transferência de bens
Organizar a sucessão de bens ainda em vida pode evitar conflitos familiares, economizar impostos e preservar a vontade de quem trabalhou anos para formar um patrimônio. Esse é o campo do chamado direito sucessório, um ramo do direito civil que trata das regras de...
Cada vez mais popular no Brasil, Beach Tênis terá atletas da AEA-PR nos Jogos Fenacef 2025
Com três categorias na edição de 2025, o Beach Tênis é uma das esperanças de medalha da AEA-PR para os Jogos Fenacef, e os atletas já vêm intensificando a sua preparação para chegar no melhor nível possível no fim do mês, quando acontecem os jogos, e trazer o primeiro...